Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22636
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Determinantes da evasão universitária e impacto no gasto público
Título(s) alternativo(s): Determinants of university evasion and impact on public expenditure
Autor(es): Gama, Bruna Borges de Oliveira
Primeiro orientador: Pereira, Vinícius Silva
Primeiro membro da banca: Lopes, José Eduardo Ferreira
Segundo membro da banca: Ba, Serigne Ababacar Cissé
Resumo: Um dos grandes problemas vivenciados pelas instituições de ensino superior se refere aos altos índices de evasão escolar universitária. A evasão universitária pode ser compreendida como a saída do aluno da instituição antes da conclusão do curso, resultando esse abandono em significativas perdas financeiras, sociais e acadêmicas, além do fato de que a desistência do curso de graduação gera desperdício dos recursos públicos. Por isso, esse tem se tornado um tema preocupante e de grande importância no contexto acadêmico. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é identificar os determinantes da evasão escolar universitária sob a perspectiva do evadido e estimar o impacto dessa evasão no gasto público na Universidade Federal de Uberlândia. Para isso, em primeiro momento, foi analisada toda a literatura acerca dessa temática a fim de identificar as principais variáveis que podem influenciar na decisão do aluno de evadir ou não do curso de graduação. A coleta de dados desta pesquisa foi obtida por meio da aplicação de questionários, tendo sido esses elaborados com base nos determinantes da evasão universitária segundo a literatura analisada no trabalho. A análise dos dados foi realizada em duas fases: estatística descritiva e a estatística multivariada. Os resultados da pesquisa revelam que as variáveis que mais influenciaram a evasão escolar universitária na Universidade Federal de Uberlândia foram: os motivos institucionais, a opção por outro curso, o apoio de amigos, o descontentamento com o curso e a futura profissão, a sala de aula, o corpo docente, o transporte para a universidade e os problemas de ordem pessoal. No que tange ao impacto da evasão universitária no gasto público, foi realizada uma triangulação de diversas fontes de dados. Os resultados desta pesquisa apontam que as perdas econômicas da UFU em função da evasão escolar universitária, para o período analisado, giram em torno de R$ 1 bilhão de reais. No período analisado, 22340 alunos abandonaram o curso antes do término. Além de prejuízos econômicos, a evasão escolar universitária gera prejuízos sociais. Para a aplicabilidade deste estudo, sugerimos à Universidade Federal de Uberlândia algumas soluções intelectuais que possam contribuir para a redução dos índices de evasão, tais como: orientação vocacional, atenção especial aos alunos ingressantes, acompanhamento e suporte aos alunos dos períodos iniciais, maior divulgação dos serviços prestados à comunidade discentes, dentre outros. Esperamos que este estudo seja um instrumento que contribua para as discussões sobre essa temática que tem significativa importância para a educação superior. Como produto tecnológico, construiu-se um planejamento de um workshop a ser realizado no segundo semestre de 2018.
Abstract: One of the major problems experienced by higher education institutions is the high rates of university dropout rates. University dropout can be understood by the student leaving the institution before the course ends, this abandonment results in significant financial, social and academic losses. In addition to the fact that the dropping of the undergraduate course generates wastage of public resources. For this reason, they have become a matter of concern and of great importance in the academic context. For this reason, the objective of this research is to identify the determinants of university school dropout and the impact of this evasion on public spending at the Federal University of Uberlândia. For this, in the first moment, all the literature of this subject was analyzed in order to identify the main variables that can influence in the decision of the student to evade or not of the course of graduation. The data collection of this research was obtained through the application of questionnaires and these were elaborated based on the determinants of university avoidance according to the literature analyzed in the study. Data analysis was performed in two phases: descriptive statistics and multivariate statistics. The results of the research reveal that the variables that most influenced university dropout at the Federal University of Uberlândia were: institutional reasons, the choice of another course, the support of friends, discontent with the course and future profession, classroom, faculty, transportation to university and personal problems. With regard to the impact of university evasion on public spending, a triangulation of several data sources was carried out. The results of this research indicate that the economic losses of UFU due to university school dropout, for the analyzed period, are around R $ 1 billion. In the analyzed period 22340 students left the course before the end. In addition to economic losses, university school dropout, generates social losses. For the applicability of this study, we suggest to the Federal University of Uberlândia some intellectual solutions that may contribute to the reduction of evasion rates, such as: vocational orientation, special attention to incoming students, follow-up and support to students from the initial periods, services provided to the student community, etc. We hope that this study will contribute to the discussions on this topic of significant importance to higher education. As a technological product, a workshop was planned to be held in the second half of 2018.
Palavras-chave: Ensino Superior
Evasão
Custo da Evasão
Higher education
Evasion
Cost of Evasion
Administração
Evasão Escolar
Ensino superior - Administração
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Referência: GAMA, Bruna Borges de Oliveira. Determinantes da evasão universitária e impacto no gasto público. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.579
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.579
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22636
Data de defesa: 24-Ago-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeterminantesEvasãoUniversitária.pdf6.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.