Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22571
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Guia de filmes para educação ambiental: ferramenta para professores ciências e biologia?
Título(s) alternativo(s): Film guide for environmental education: a tool for teachers of science and biology?
Autor(es): Rodrigues, Mariana Augusta Ramos da Silva
Primeiro orientador: Tavares Júnior, Melchior José
Primeiro membro da banca: Moraes, Viviane Rodrigues Alves de
Segundo membro da banca: Amancio-Pereira, Francielle
Terceiro membro da banca: Minéu, Humberto Ferreira Silva
Resumo: O objetivo deste trabalho foi produzir um Guia de Filmes para Educação Ambiental, submetê-lo à apreciação de futuros professores de Ciências e Biologia do curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e investigar os limites e possibilidades de utilização desse tipo de ferramenta pedagógica para a prática educativa. O referido produto didático encontra-se acessível no endereço eletrônico <https://sites.google.com/view/guiafilmes-educacaoambiental>. Para esta pesquisa qualitativa, 20 licenciandos responderam um questionário semiestruturado, os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os futuros professores apreciam filmes, tiveram contato com várias obras na graduação, entendem que o guia contribui para a compreensão do que seja a Educação Ambiental, mas parecem sentir falta de orientações sobre como trabalhar com um filme em uma atividade educativa. Consideramos que sim, o guia de filmes para educação ambiental pode ser uma ferramenta para futuros professores de Ciências e Biologia.
Abstract: The objective of this work was to produce a Film Guide for Environmental Education, submit it to the appreciation of future professors of Sciences and Biology of the course of biological sciences of Universidade Federal de Uberlândia (UFU) and investigate the limits and possibilities of using this type of pedagogical tool for the educational practice. The said product is available at the electronic address <https://sites.google.com/view/guia-filmeseducacaoambiental>. For this qualitative research, 20 graduates answered a semi-structured questionnaire, the data were treated based on content analysis. The results point out that future teachers enjoy films, had contact with various works at the undergraduate level, understand that the guide contributes to the understanding of environmental education, but they seem to lack guidelines on how to work with a film in an educational activity. We believe that yes, the film guide for environmental education can be a tool for future science and biology teachers.
Palavras-chave: Educação ambiental
Formação de professores
Cinema
Guia de filmes
Environmental education
Teacher training
Movie theater
Movie theater
Ciência - Estudo e Ensino
Matemática - Formação de professores
Cinema na educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: RODRIGUES, Mariana Augusta Ramos da Silva. Guia de filmes para Educação Ambiental: ferramenta para professores de Ciências e Biologia? 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.562
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.562
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22571
Data de defesa: 4-Mai-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GuiaFilmesEducação.pdf23.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.