Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22571
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Mariana Augusta Ramos da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-15T16:03:19Z | - |
dc.date.available | 2018-10-15T16:03:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-04 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Mariana Augusta Ramos da Silva. Guia de filmes para Educação Ambiental: ferramenta para professores de Ciências e Biologia? 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.562 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22571 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work was to produce a Film Guide for Environmental Education, submit it to the appreciation of future professors of Sciences and Biology of the course of biological sciences of Universidade Federal de Uberlândia (UFU) and investigate the limits and possibilities of using this type of pedagogical tool for the educational practice. The said product is available at the electronic address <https://sites.google.com/view/guia-filmeseducacaoambiental>. For this qualitative research, 20 graduates answered a semi-structured questionnaire, the data were treated based on content analysis. The results point out that future teachers enjoy films, had contact with various works at the undergraduate level, understand that the guide contributes to the understanding of environmental education, but they seem to lack guidelines on how to work with a film in an educational activity. We believe that yes, the film guide for environmental education can be a tool for future science and biology teachers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Guia de filmes | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Movie theater | pt_BR |
dc.subject | Movie theater | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Cinema na educação | pt_BR |
dc.title | Guia de filmes para educação ambiental: ferramenta para professores ciências e biologia? | pt_BR |
dc.title.alternative | Film guide for environmental education: a tool for teachers of science and biology? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737787T5 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705235H8 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Amancio-Pereira, Francielle | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705058A4 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Minéu, Humberto Ferreira Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728521P6 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8387660U3 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi produzir um Guia de Filmes para Educação Ambiental, submetê-lo à apreciação de futuros professores de Ciências e Biologia do curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e investigar os limites e possibilidades de utilização desse tipo de ferramenta pedagógica para a prática educativa. O referido produto didático encontra-se acessível no endereço eletrônico <https://sites.google.com/view/guiafilmes-educacaoambiental>. Para esta pesquisa qualitativa, 20 licenciandos responderam um questionário semiestruturado, os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os futuros professores apreciam filmes, tiveram contato com várias obras na graduação, entendem que o guia contribui para a compreensão do que seja a Educação Ambiental, mas parecem sentir falta de orientações sobre como trabalhar com um filme em uma atividade educativa. Consideramos que sim, o guia de filmes para educação ambiental pode ser uma ferramenta para futuros professores de Ciências e Biologia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 50 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.562 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GuiaFilmesEducação.pdf | 23.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.