Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Mariana Augusta Ramos da Silva-
dc.date.accessioned2018-10-15T16:03:19Z-
dc.date.available2018-10-15T16:03:19Z-
dc.date.issued2018-05-04-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mariana Augusta Ramos da Silva. Guia de filmes para Educação Ambiental: ferramenta para professores de Ciências e Biologia? 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.562pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22571-
dc.description.abstractThe objective of this work was to produce a Film Guide for Environmental Education, submit it to the appreciation of future professors of Sciences and Biology of the course of biological sciences of Universidade Federal de Uberlândia (UFU) and investigate the limits and possibilities of using this type of pedagogical tool for the educational practice. The said product is available at the electronic address <https://sites.google.com/view/guia-filmeseducacaoambiental>. For this qualitative research, 20 graduates answered a semi-structured questionnaire, the data were treated based on content analysis. The results point out that future teachers enjoy films, had contact with various works at the undergraduate level, understand that the guide contributes to the understanding of environmental education, but they seem to lack guidelines on how to work with a film in an educational activity. We believe that yes, the film guide for environmental education can be a tool for future science and biology teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectGuia de filmespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.subjectMovie theaterpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Formação de professorespt_BR
dc.subjectCinema na educaçãopt_BR
dc.titleGuia de filmes para educação ambiental: ferramenta para professores ciências e biologia?pt_BR
dc.title.alternativeFilm guide for environmental education: a tool for teachers of science and biology?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737787T5pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Viviane Rodrigues Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705235H8pt_BR
dc.contributor.referee2Amancio-Pereira, Francielle-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705058A4pt_BR
dc.contributor.referee3Minéu, Humberto Ferreira Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728521P6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8387660U3pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi produzir um Guia de Filmes para Educação Ambiental, submetê-lo à apreciação de futuros professores de Ciências e Biologia do curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e investigar os limites e possibilidades de utilização desse tipo de ferramenta pedagógica para a prática educativa. O referido produto didático encontra-se acessível no endereço eletrônico <https://sites.google.com/view/guiafilmes-educacaoambiental>. Para esta pesquisa qualitativa, 20 licenciandos responderam um questionário semiestruturado, os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os futuros professores apreciam filmes, tiveram contato com várias obras na graduação, entendem que o guia contribui para a compreensão do que seja a Educação Ambiental, mas parecem sentir falta de orientações sobre como trabalhar com um filme em uma atividade educativa. Consideramos que sim, o guia de filmes para educação ambiental pode ser uma ferramenta para futuros professores de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.562pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuiaFilmesEducação.pdf23.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.