Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22539
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A saga de um artista-docente: Reflexões sobre trajetória, formação e transformação do ser/estar professor.
Alternate title (s): La saga de un artista-docente: reflexiones sobre trayectoria, formación y transformación del ser/estar profesor.
Author: Silva, Lucas de Lima
First Advisor: Caon, Paulina Maria
First member of the Committee: Araújo, Getulio Góis de
Second member of the Committee: Perobelli, Mariene Hundertmarck
Summary: O presente trabalho é um memorial de minha trajetória de vida e das experiências como artista-docente que instigaram reflexões sobre o ser/estar professor. Nele, mergulho na memória para encontrar em minha trajetória as primeiras manifestações artísticas que desabrocharam em mim ao relacionar-me com o mundo, tecendo um manto de conexões entre essas experiências e suas reverberações em minha formação como ser humano. Experimento o exercício de fiar minha Linha da Vida, identificando traços da relação artística com o mundo que ainda reverberam em mim. Caminhando em direção às implicações que me levaram a refletir sobre minha experiência como mediador de experimentações teatrais, pontuo inquietações e dificuldades relativas à licenciatura durante minha graduação em Teatro na UFU. Como um contraponto, identifico vivências fora da Universidade que me instigaram a entender melhor meu confronto com a arte de ser professor. Para desenvolver essa reflexão, escolho uma das experiências que tive como oficineiro de teatro, desmembrando o passo a passo da identificação de um possível fracasso como coordenador do processo. A partir desse recorte específico, proponho uma reflexão sobre a importância da experiência destacada como disparadora da escolha profissional e poética do artista-docente que pretendo me descobrir e construir: o professor-jogador.
Abstract: The present work is a memorial of my life trajectory and the experiences as an artist-teacher that instigated reflections on being (profession) / being (briefly) a teacher. In it, I dive into memory to find in my trajectory the first artistic manifestations that unfolded in me as I relate to the world, weaving a mantle of connections between these experiences and their reverberations in my formation as a human being. I experience the exercise of spinning my Life Line; identifying traces of the artistic relationship with the world that still reverberate in me. Walking towards the implications that led me to reflect on my experience as a mediator of theatrical experiments, I punctuate concerns and difficulties related to the degree during my graduation in Theater at UFU. As a counterpoint, I identify experiences outside the University that instigated me to better understand my confrontation with the art of being a teacher. In order to develop this reflection, I choose one of the experiences I had giving theatre workshops, dismembering the step by step of identifying a possible failure as coordinator of the process. From this specific clipping, I propose a reflection on the importance of the outstanding experience as a trigger for the professional and poetic choice of the artist-teacher that I intend to discover and build: the teacher-player.
Keywords: Trajetória
Formação e transformação do professor
Experiência
Teatro
Professor-jogador
Trajectory
Teacher formation and transformation
Experience
Theater
Teacher-player
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Lucas de Lima. A saga de um artista-docente: reflexões sobre trajetória, formação e transformação do ser/estar professor. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22539
Date of defense: 11-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SagaArtistaDocente.pdf914.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.