Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Lucas de Lima-
dc.date.accessioned2018-10-09T20:35:01Z-
dc.date.available2018-10-09T20:35:01Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas de Lima. A saga de um artista-docente: reflexões sobre trajetória, formação e transformação do ser/estar professor. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22539-
dc.description.abstractThe present work is a memorial of my life trajectory and the experiences as an artist-teacher that instigated reflections on being (profession) / being (briefly) a teacher. In it, I dive into memory to find in my trajectory the first artistic manifestations that unfolded in me as I relate to the world, weaving a mantle of connections between these experiences and their reverberations in my formation as a human being. I experience the exercise of spinning my Life Line; identifying traces of the artistic relationship with the world that still reverberate in me. Walking towards the implications that led me to reflect on my experience as a mediator of theatrical experiments, I punctuate concerns and difficulties related to the degree during my graduation in Theater at UFU. As a counterpoint, I identify experiences outside the University that instigated me to better understand my confrontation with the art of being a teacher. In order to develop this reflection, I choose one of the experiences I had giving theatre workshops, dismembering the step by step of identifying a possible failure as coordinator of the process. From this specific clipping, I propose a reflection on the importance of the outstanding experience as a trigger for the professional and poetic choice of the artist-teacher that I intend to discover and build: the teacher-player.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectFormação e transformação do professorpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectProfessor-jogadorpt_BR
dc.subjectTrajectorypt_BR
dc.subjectTeacher formation and transformationpt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectTeacher-playerpt_BR
dc.titleA saga de um artista-docente: Reflexões sobre trajetória, formação e transformação do ser/estar professor.pt_BR
dc.title.alternativeLa saga de un artista-docente: reflexiones sobre trayectoria, formación y transformación del ser/estar profesor.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Getulio Góis de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7690268859297491pt_BR
dc.contributor.referee2Perobelli, Mariene Hundertmarck-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8717030351042625pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5010794031420044pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um memorial de minha trajetória de vida e das experiências como artista-docente que instigaram reflexões sobre o ser/estar professor. Nele, mergulho na memória para encontrar em minha trajetória as primeiras manifestações artísticas que desabrocharam em mim ao relacionar-me com o mundo, tecendo um manto de conexões entre essas experiências e suas reverberações em minha formação como ser humano. Experimento o exercício de fiar minha Linha da Vida, identificando traços da relação artística com o mundo que ainda reverberam em mim. Caminhando em direção às implicações que me levaram a refletir sobre minha experiência como mediador de experimentações teatrais, pontuo inquietações e dificuldades relativas à licenciatura durante minha graduação em Teatro na UFU. Como um contraponto, identifico vivências fora da Universidade que me instigaram a entender melhor meu confronto com a arte de ser professor. Para desenvolver essa reflexão, escolho uma das experiências que tive como oficineiro de teatro, desmembrando o passo a passo da identificação de um possível fracasso como coordenador do processo. A partir desse recorte específico, proponho uma reflexão sobre a importância da experiência destacada como disparadora da escolha profissional e poética do artista-docente que pretendo me descobrir e construir: o professor-jogador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SagaArtistaDocente.pdf914.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.