Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22539
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Lucas de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-09T20:35:01Z | - |
dc.date.available | 2018-10-09T20:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucas de Lima. A saga de um artista-docente: reflexões sobre trajetória, formação e transformação do ser/estar professor. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22539 | - |
dc.description.abstract | The present work is a memorial of my life trajectory and the experiences as an artist-teacher that instigated reflections on being (profession) / being (briefly) a teacher. In it, I dive into memory to find in my trajectory the first artistic manifestations that unfolded in me as I relate to the world, weaving a mantle of connections between these experiences and their reverberations in my formation as a human being. I experience the exercise of spinning my Life Line; identifying traces of the artistic relationship with the world that still reverberate in me. Walking towards the implications that led me to reflect on my experience as a mediator of theatrical experiments, I punctuate concerns and difficulties related to the degree during my graduation in Theater at UFU. As a counterpoint, I identify experiences outside the University that instigated me to better understand my confrontation with the art of being a teacher. In order to develop this reflection, I choose one of the experiences I had giving theatre workshops, dismembering the step by step of identifying a possible failure as coordinator of the process. From this specific clipping, I propose a reflection on the importance of the outstanding experience as a trigger for the professional and poetic choice of the artist-teacher that I intend to discover and build: the teacher-player. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trajetória | pt_BR |
dc.subject | Formação e transformação do professor | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Professor-jogador | pt_BR |
dc.subject | Trajectory | pt_BR |
dc.subject | Teacher formation and transformation | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Teacher-player | pt_BR |
dc.title | A saga de um artista-docente: Reflexões sobre trajetória, formação e transformação do ser/estar professor. | pt_BR |
dc.title.alternative | La saga de un artista-docente: reflexiones sobre trayectoria, formación y transformación del ser/estar profesor. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Caon, Paulina Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4440863322840233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Getulio Góis de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7690268859297491 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Perobelli, Mariene Hundertmarck | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8717030351042625 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5010794031420044 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é um memorial de minha trajetória de vida e das experiências como artista-docente que instigaram reflexões sobre o ser/estar professor. Nele, mergulho na memória para encontrar em minha trajetória as primeiras manifestações artísticas que desabrocharam em mim ao relacionar-me com o mundo, tecendo um manto de conexões entre essas experiências e suas reverberações em minha formação como ser humano. Experimento o exercício de fiar minha Linha da Vida, identificando traços da relação artística com o mundo que ainda reverberam em mim. Caminhando em direção às implicações que me levaram a refletir sobre minha experiência como mediador de experimentações teatrais, pontuo inquietações e dificuldades relativas à licenciatura durante minha graduação em Teatro na UFU. Como um contraponto, identifico vivências fora da Universidade que me instigaram a entender melhor meu confronto com a arte de ser professor. Para desenvolver essa reflexão, escolho uma das experiências que tive como oficineiro de teatro, desmembrando o passo a passo da identificação de um possível fracasso como coordenador do processo. A partir desse recorte específico, proponho uma reflexão sobre a importância da experiência destacada como disparadora da escolha profissional e poética do artista-docente que pretendo me descobrir e construir: o professor-jogador. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SagaArtistaDocente.pdf | 914.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.