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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros
Título(s) alternativo(s): Corporate Governance Factors that Impact Added Value Production in Companies of the Brazilian Retailer and Wholesaler Sectors
Autor(es): Marques, Mariana Ávila de Paiva
Primeiro orientador: Fodra, Marcelo
Primeiro membro da banca: Penedo, Antônio
Segundo membro da banca: Machado, Thayla
Resumo: or em empresas do setor varejista e atacadista brasileiro. A pesquisa foi realizada através de uma análise descritiva, na qual foram analisadas 45 empresas de capital aberto entre os anos de 2011 e 2016. Aplicou-se o método de regressão com dados em painel, com a finalidade de escolher entre os três principais modelos: Pooled, Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios, o que fosse mais adequado para demonstrar se e de que forma as práticas de Governança Corporativa afetam na agregação de valor das empresas. Os resultados encontrados demonstram que há uma correlação negativa significativa entre disclosure e valor adicionado, ou seja, que no setor estudado, dentro do período de tempo abrangido, quanto mais a empresa investe em posturas de transparência e evidenciação, menos ela gera valor adicionado.
Abstract: The objective of this study was to study the value aggregation in companies and later to identify how the Corporate Governance factors affect value aggregation in companies of the Brazilian retail and wholesale sector. The research was done through a descriptive analysis, in which 45 publicly traded companies were analyzed between the years 2011 and 2016. The regression method was applied with panel data, in order to choose between the three main models: Pooled, Fixed Effects and Random Effects, whichever is more appropriate to demonstrate if and how Corporate Governance practices affect the aggregation of corporate value. The results show that there is a strong negative correlation between disclosure and value added, what means that in the sector studied, within the time period covered, the more the company invests in transparency and disclosure postures, the less it generates added value.
Palavras-chave: Valor adicionado
Value added
Dados em painel
Governança Corporativa
Value Added
Panel data
Corporate Governance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARQUES, Mariana Ávila de Paiva. Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22533
Data de defesa: 29-Jun-2018
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