Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Mariana Ávila de Paiva-
dc.date.accessioned2018-10-08T18:31:23Z-
dc.date.available2018-10-08T18:31:23Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationMARQUES, Mariana Ávila de Paiva. Fatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22533-
dc.description.abstractThe objective of this study was to study the value aggregation in companies and later to identify how the Corporate Governance factors affect value aggregation in companies of the Brazilian retail and wholesale sector. The research was done through a descriptive analysis, in which 45 publicly traded companies were analyzed between the years 2011 and 2016. The regression method was applied with panel data, in order to choose between the three main models: Pooled, Fixed Effects and Random Effects, whichever is more appropriate to demonstrate if and how Corporate Governance practices affect the aggregation of corporate value. The results show that there is a strong negative correlation between disclosure and value added, what means that in the sector studied, within the time period covered, the more the company invests in transparency and disclosure postures, the less it generates added value.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectValor adicionadopt_BR
dc.subjectValue addedpt_BR
dc.subjectDados em painelpt_BR
dc.subjectGovernança Corporativapt_BR
dc.subjectValue Addedpt_BR
dc.subjectPanel datapt_BR
dc.subjectCorporate Governancept_BR
dc.titleFatores de governança corporativa que impactam a produção de valor de adicionado nas empresas dos setores varejista e atacadista brasileirospt_BR
dc.title.alternativeCorporate Governance Factors that Impact Added Value Production in Companies of the Brazilian Retailer and Wholesaler Sectorspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fodra, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774163J4pt_BR
dc.contributor.referee1Penedo, Antônio-
dc.contributor.referee2Machado, Thayla-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8075190D8pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoor em empresas do setor varejista e atacadista brasileiro. A pesquisa foi realizada através de uma análise descritiva, na qual foram analisadas 45 empresas de capital aberto entre os anos de 2011 e 2016. Aplicou-se o método de regressão com dados em painel, com a finalidade de escolher entre os três principais modelos: Pooled, Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios, o que fosse mais adequado para demonstrar se e de que forma as práticas de Governança Corporativa afetam na agregação de valor das empresas. Os resultados encontrados demonstram que há uma correlação negativa significativa entre disclosure e valor adicionado, ou seja, que no setor estudado, dentro do período de tempo abrangido, quanto mais a empresa investe em posturas de transparência e evidenciação, menos ela gera valor adicionado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FatoresGovernancaCorporativa.pdf386.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.