Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22518
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | As tecnologias da informação e comunicação e suas utilizações na educação: análise de suas correlações e aplicações em cursos do ensino superior |
Título (s) alternativo (s): | Information and communication technologies and their uses in education: analysis of their correlations and applications in college courses |
Autor: | Machado, Roberto |
Primer orientador: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
Primer miembro de la banca: | Carvalho, Luciana |
Segundo miembro de la banca: | França, Robson |
Resumen: | A educação, seja em seu aspecto formal realizado pelas instituições de ensino, ou em qualquer outra de suas vertentes, vem, cada vez mais, se aproximando da tecnologia em todo o seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, de modo que se busca no presente trabalho, demonstrar se as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) utilizadas na educação podem ter maiores ou menores correlações e aplicações em diferentes cursos do ensino superior. Nesse sentido, vale reforçar então, que as Tecnologias de Comunicação e Informação se desdobram em diversas ferramentas tecnológicas que passam a ser utilizadas no segmento da educação, inclusive em cursos superiores. Assim, a proposta desta pesquisa foi analisar se existem tecnologias utilizadas de maneira mais frequente em cursos superiores selecionados. Para tanto, se pesquisou a correlação dos termos “tecnologia/tecnologia da informação e comunicação (TIC)/ferramentas tecnológicas” com a expressão “curso superior”, bem como a sua combinação com os nomes de cursos específicos, de modo que se escolheu ao final, a análise sobre três cursos superiores distintos: Administração, Educação Física e Medicina. Utilizou-se como referenciais teóricos diversos autores de renome na área, dentre eles, como marco, Vani Moreira Kenski. A presente pesquisa se classifica quanto à natureza do estudo em teórica e teve como cerne central a compreensão do tema exposto, sendo quanto aos objetivos descritiva e qualitativa. A metodologia possibilitou entender melhor as tecnologias atuais mais utilizadas nos cursos selecionados, ficando demonstrado que essas podem ser adaptadas e utilizadas em intensidades diversas nos diferentes cursos superiores, bem como levantou a discussão para produção de novos estudos em relação ao tema, de extrema importância para a educação e para a sociedade como um todo. |
Abstract: | Education, whether in its formal aspect developed by educational institutions, or in any other of its forms, is increasingly approaching technology throughout its development and learning process, in a way this present work wants to show if Information and Communication Technologies (ICTs) used in education may be more or less related and aplicated in distinct college courses. In this sense, It worths to reinforce the Information and Communication Technologies are deployed in several technological tools that are also used in the education segment, including in college education. In this context, the proposal of this research was to analyze if there are technologies used more frequently in selected college education. In order to achieve this, it were used academic searching the correlation between the words "technology / information and communication technology (ICT) / technological tools" and the word "college education", as well as their combination with the names of specific courses, and in the end, three distinct higher courses were chosen: Administration, Physical Education and Medicine. Several authors of renown in the area were used as theoretical references, among them, as landmark, Vani Moreira Kenski. The present research has its nature of study classified as theoretical and has as the main objective the understanding of the exposed subject, being classified regarding its objectives as descriptive and also qualitative. The methodology made it possible to better understand the current technologies most used in the selected courses, being demonstrated that these can be adapted and used at different intensities in the different college courses, as well raising the discussion for the production of new studies in relation to the subject, wich is of extreme importance for education and for society as itself. |
Palabras clave: | Educação Curso superior Tecnologia Tecnologia da Comunicação e Informação Education College education Technology Information and Communication Technology (ICTs) Ensino superior Inovações tecnológicas Tecnologia da informação Comunicação e Educação |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | MACHADO, Roberto de Paula. As tecnologias da informação e comunicação e suas utilizações na educação: análise de suas correlações e aplicações em cursos do ensino superior. 2018. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.582 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.582 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22518 |
Fecha de defensa: | 27-feb-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TecnologiasInformacaoComunicacao.pdf | Dissertação | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.