Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22518
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Roberto-
dc.date.accessioned2018-10-02T14:10:28Z-
dc.date.available2018-10-02T14:10:28Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationMACHADO, Roberto de Paula. As tecnologias da informação e comunicação e suas utilizações na educação: análise de suas correlações e aplicações em cursos do ensino superior. 2018. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.582pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22518-
dc.description.abstractEducation, whether in its formal aspect developed by educational institutions, or in any other of its forms, is increasingly approaching technology throughout its development and learning process, in a way this present work wants to show if Information and Communication Technologies (ICTs) used in education may be more or less related and aplicated in distinct college courses. In this sense, It worths to reinforce the Information and Communication Technologies are deployed in several technological tools that are also used in the education segment, including in college education. In this context, the proposal of this research was to analyze if there are technologies used more frequently in selected college education. In order to achieve this, it were used academic searching the correlation between the words "technology / information and communication technology (ICT) / technological tools" and the word "college education", as well as their combination with the names of specific courses, and in the end, three distinct higher courses were chosen: Administration, Physical Education and Medicine. Several authors of renown in the area were used as theoretical references, among them, as landmark, Vani Moreira Kenski. The present research has its nature of study classified as theoretical and has as the main objective the understanding of the exposed subject, being classified regarding its objectives as descriptive and also qualitative. The methodology made it possible to better understand the current technologies most used in the selected courses, being demonstrated that these can be adapted and used at different intensities in the different college courses, as well raising the discussion for the production of new studies in relation to the subject, wich is of extreme importance for education and for society as itself.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurso superiorpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCollege educationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technology (ICTs)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e Educaçãopt_BR
dc.titleAs tecnologias da informação e comunicação e suas utilizações na educação: análise de suas correlações e aplicações em cursos do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technologies and their uses in education: analysis of their correlations and applications in college coursespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luciana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117876869763598pt_BR
dc.contributor.referee2França, Robson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794117252055885pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA educação, seja em seu aspecto formal realizado pelas instituições de ensino, ou em qualquer outra de suas vertentes, vem, cada vez mais, se aproximando da tecnologia em todo o seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, de modo que se busca no presente trabalho, demonstrar se as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) utilizadas na educação podem ter maiores ou menores correlações e aplicações em diferentes cursos do ensino superior. Nesse sentido, vale reforçar então, que as Tecnologias de Comunicação e Informação se desdobram em diversas ferramentas tecnológicas que passam a ser utilizadas no segmento da educação, inclusive em cursos superiores. Assim, a proposta desta pesquisa foi analisar se existem tecnologias utilizadas de maneira mais frequente em cursos superiores selecionados. Para tanto, se pesquisou a correlação dos termos “tecnologia/tecnologia da informação e comunicação (TIC)/ferramentas tecnológicas” com a expressão “curso superior”, bem como a sua combinação com os nomes de cursos específicos, de modo que se escolheu ao final, a análise sobre três cursos superiores distintos: Administração, Educação Física e Medicina. Utilizou-se como referenciais teóricos diversos autores de renome na área, dentre eles, como marco, Vani Moreira Kenski. A presente pesquisa se classifica quanto à natureza do estudo em teórica e teve como cerne central a compreensão do tema exposto, sendo quanto aos objetivos descritiva e qualitativa. A metodologia possibilitou entender melhor as tecnologias atuais mais utilizadas nos cursos selecionados, ficando demonstrado que essas podem ser adaptadas e utilizadas em intensidades diversas nos diferentes cursos superiores, bem como levantou a discussão para produção de novos estudos em relação ao tema, de extrema importância para a educação e para a sociedade como um todo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration67pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.582pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiasInformacaoComunicacao.pdfDissertação1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.