Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22475
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Malba Tahan, Geometrismo e o Caderno Dirigido: conversas e possibilidades no cenário da sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Malba Tahan, Geometrism and the Notebook Directed: conversations and possibilities in the classroom setting |
Autor(es): | Silva, Flávia de Fatima Santos |
Primeiro orientador: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
Primeiro membro da banca: | Martines, Mônica de Cássia Siqueira |
Segundo membro da banca: | Souza, Leandro de Oliveira |
Resumo: | A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar reflexões acerca da elaboração do Caderno Dirigido, inspirado pela obra de Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan (1895 - 1974), por alunos do ensino fundamental – anos finais, como uma possibilidade para a sala de aula. As escolhas e os caminhos para o desenvolvimento desse caderno de classe tiveram origem nos livros Didática da Matemática (1961), volumes I e II, que resultaram na entrevista – conversa – com o educador matemático e ex-aluno de Malba Tahan: o professor Dr. Sergio Lorenzato, aluno do curso ministrado por Tahan pelo projeto CADES, Curso da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – oferecido pelo MEC em 1958. A entrevista foi analisada, levantando-se três categorias emergentes: aproximação; conversa; e escolhas e caminhos; buscou-se estabelecer um diálogo passado-presente entre o discurso de Malba Tahan, as falas do depoente e as perspectivas dos alunos com relação ao Caderno Dirigido. Como resultado: o produto educacional, os alunos desenvolveram uma peça teatral sobre Malba Tahan e abordaram diferentes contextos, utilizando a História da Educação Matemática como subsídio para criar cenários para investigação, de acordo com a sua compreensão/perspectiva sobre a matemática em sala de aula. |
Abstract: | The present research, with a qualitative approach, aims to present reflections about the elaboration of the Directed Notebook, inspired by the work of Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan (1895 - 1974), by elementary school students - final years, as a possibility for the classroom. The choices and paths for the development of this classbook originated in the books Didática da Matemática (1961), volumes I and II, which resulted in the interview - conversation - with the mathematical educator and former student of Malba Tahan: Professor Dr Sergio Lorenzato, student of the course taught by Tahan for CADES project, Course of the Campaign for Improvement and Diffusion of Secondary Education - offered by MEC in 1958. The interview was analyzed, raising three emerging categories: approximation; conversation; and choices and paths; we sought to establish a past-present dialogue between Malba Tahan's speech, the statements of the deponent and the perspectives of the students the students developed a theatrical play about Malba Tahan and in relation to the Directed Notebook. As a result: the educational product, students approached different contexts, using the History of Mathematics Education as a subsidy to create scenarios for research, according to their understanding / perspective on mathematics in the classroom. |
Palavras-chave: | Malba Tahan Caderno Dirigido Notebook Directed Geometrismo Geometrism História da Educação Matemática History of Mathematics Education Sergio Lorenzato Ciência - Estudo e ensino Science - Study and teaching Tahan, Malba, 1895-1974 Matemática - Estudo e ensino - História Mathematics - Study and teaching - History Cristiane Coppe de Oliveira Educação - história |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | SILVA, Flávia de Fatima Santos. Malba Tahan, Geometrismo e o Caderno Dirigido: conversas e possibilidades no cenário da sala de aula. 2018. 211 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.555 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.555 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22475 |
Data de defesa: | 27-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MalbaTahanGeometrismoCaderno.pdf | Dissertação | 15.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.