Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22475
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Flávia de Fatima Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T18:37:40Z | - |
dc.date.available | 2018-09-19T18:37:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Flávia de Fatima Santos. Malba Tahan, Geometrismo e o Caderno Dirigido: conversas e possibilidades no cenário da sala de aula. 2018. 211 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.555 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22475 | - |
dc.description.abstract | The present research, with a qualitative approach, aims to present reflections about the elaboration of the Directed Notebook, inspired by the work of Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan (1895 - 1974), by elementary school students - final years, as a possibility for the classroom. The choices and paths for the development of this classbook originated in the books Didática da Matemática (1961), volumes I and II, which resulted in the interview - conversation - with the mathematical educator and former student of Malba Tahan: Professor Dr Sergio Lorenzato, student of the course taught by Tahan for CADES project, Course of the Campaign for Improvement and Diffusion of Secondary Education - offered by MEC in 1958. The interview was analyzed, raising three emerging categories: approximation; conversation; and choices and paths; we sought to establish a past-present dialogue between Malba Tahan's speech, the statements of the deponent and the perspectives of the students the students developed a theatrical play about Malba Tahan and in relation to the Directed Notebook. As a result: the educational product, students approached different contexts, using the History of Mathematics Education as a subsidy to create scenarios for research, according to their understanding / perspective on mathematics in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Malba Tahan | pt_BR |
dc.subject | Caderno Dirigido | pt_BR |
dc.subject | Notebook Directed | pt_BR |
dc.subject | Geometrismo | pt_BR |
dc.subject | Geometrism | pt_BR |
dc.subject | História da Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | History of Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Sergio Lorenzato | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Tahan, Malba, 1895-1974 | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino - História | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching - History | pt_BR |
dc.subject | Cristiane Coppe de Oliveira | pt_BR |
dc.subject | Educação - história | pt_BR |
dc.title | Malba Tahan, Geometrismo e o Caderno Dirigido: conversas e possibilidades no cenário da sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | Malba Tahan, Geometrism and the Notebook Directed: conversations and possibilities in the classroom setting | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Cristiane Coppe de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martines, Mônica de Cássia Siqueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6625047361725116 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Leandro de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5133010305349485 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7366830582529475 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar reflexões acerca da elaboração do Caderno Dirigido, inspirado pela obra de Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan (1895 - 1974), por alunos do ensino fundamental – anos finais, como uma possibilidade para a sala de aula. As escolhas e os caminhos para o desenvolvimento desse caderno de classe tiveram origem nos livros Didática da Matemática (1961), volumes I e II, que resultaram na entrevista – conversa – com o educador matemático e ex-aluno de Malba Tahan: o professor Dr. Sergio Lorenzato, aluno do curso ministrado por Tahan pelo projeto CADES, Curso da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – oferecido pelo MEC em 1958. A entrevista foi analisada, levantando-se três categorias emergentes: aproximação; conversa; e escolhas e caminhos; buscou-se estabelecer um diálogo passado-presente entre o discurso de Malba Tahan, as falas do depoente e as perspectivas dos alunos com relação ao Caderno Dirigido. Como resultado: o produto educacional, os alunos desenvolveram uma peça teatral sobre Malba Tahan e abordaram diferentes contextos, utilizando a História da Educação Matemática como subsídio para criar cenários para investigação, de acordo com a sua compreensão/perspectiva sobre a matemática em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 211 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.555 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MalbaTahanGeometrismoCaderno.pdf | Dissertação | 15.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.