Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Flávia de Fatima Santos-
dc.date.accessioned2018-09-19T18:37:40Z-
dc.date.available2018-09-19T18:37:40Z-
dc.date.issued2018-04-27-
dc.identifier.citationSILVA, Flávia de Fatima Santos. Malba Tahan, Geometrismo e o Caderno Dirigido: conversas e possibilidades no cenário da sala de aula. 2018. 211 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.555pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22475-
dc.description.abstractThe present research, with a qualitative approach, aims to present reflections about the elaboration of the Directed Notebook, inspired by the work of Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan (1895 - 1974), by elementary school students - final years, as a possibility for the classroom. The choices and paths for the development of this classbook originated in the books Didática da Matemática (1961), volumes I and II, which resulted in the interview - conversation - with the mathematical educator and former student of Malba Tahan: Professor Dr Sergio Lorenzato, student of the course taught by Tahan for CADES project, Course of the Campaign for Improvement and Diffusion of Secondary Education - offered by MEC in 1958. The interview was analyzed, raising three emerging categories: approximation; conversation; and choices and paths; we sought to establish a past-present dialogue between Malba Tahan's speech, the statements of the deponent and the perspectives of the students the students developed a theatrical play about Malba Tahan and in relation to the Directed Notebook. As a result: the educational product, students approached different contexts, using the History of Mathematics Education as a subsidy to create scenarios for research, according to their understanding / perspective on mathematics in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMalba Tahanpt_BR
dc.subjectCaderno Dirigidopt_BR
dc.subjectNotebook Directedpt_BR
dc.subjectGeometrismopt_BR
dc.subjectGeometrismpt_BR
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectSergio Lorenzatopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTahan, Malba, 1895-1974pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Históriapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teaching - Historypt_BR
dc.subjectCristiane Coppe de Oliveirapt_BR
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.titleMalba Tahan, Geometrismo e o Caderno Dirigido: conversas e possibilidades no cenário da sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeMalba Tahan, Geometrism and the Notebook Directed: conversations and possibilities in the classroom settingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee1Martines, Mônica de Cássia Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6625047361725116pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Leandro de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366830582529475pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar reflexões acerca da elaboração do Caderno Dirigido, inspirado pela obra de Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan (1895 - 1974), por alunos do ensino fundamental – anos finais, como uma possibilidade para a sala de aula. As escolhas e os caminhos para o desenvolvimento desse caderno de classe tiveram origem nos livros Didática da Matemática (1961), volumes I e II, que resultaram na entrevista – conversa – com o educador matemático e ex-aluno de Malba Tahan: o professor Dr. Sergio Lorenzato, aluno do curso ministrado por Tahan pelo projeto CADES, Curso da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – oferecido pelo MEC em 1958. A entrevista foi analisada, levantando-se três categorias emergentes: aproximação; conversa; e escolhas e caminhos; buscou-se estabelecer um diálogo passado-presente entre o discurso de Malba Tahan, as falas do depoente e as perspectivas dos alunos com relação ao Caderno Dirigido. Como resultado: o produto educacional, os alunos desenvolveram uma peça teatral sobre Malba Tahan e abordaram diferentes contextos, utilizando a História da Educação Matemática como subsídio para criar cenários para investigação, de acordo com a sua compreensão/perspectiva sobre a matemática em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration211pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.555pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MalbaTahanGeometrismoCaderno.pdfDissertação15.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.