Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22474
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Transcrições para violão da suíte BWV 1007: equilíbrio estrutural, polifonia implícita e procedimentos de reelaboração analisados em J. S. Bach |
Título(s) alternativo(s): | Guitar transcriptions of the BWV 1007 suite: structural balance, implicit polyphony and reprocessing procedures analyzed in J. S. Bach |
Autor(es): | Beschizza, Christhian Barcelos Carvalho Lima |
Primeiro orientador: | Orosco, Maurício Tadeu dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Costa, Gustavo Silveira |
Segundo membro da banca: | Barreiro, Daniel Luís |
Resumo: | Este trabalho estuda o processo de transcrição para o violão da Suíte I para Violoncelo de Johann Sebastian Bach (BWV 1007). Partimos do princípio que o compositor reelaborou sua música de acordo com a capacidade polifônica do instrumento de destino, desta forma mapeamos os procedimentos compositor em sua própria reelaboração de obras do ciclo de cordas solo (violino e violoncelo, BWV 1001-1012) para o alaúde (BWV 995, 1000, 1006a). Direcionamos o enfoque da nossa revisão de literatura às estratégias de polifonia implícita e o equilíbrio estrutural, partindo da compreensão formal do estilo composicional fortspinnung. Nas transcrições existentes dessa suíte, nosso método analítico foi a seleção e comparação de três versões por meio de uma grade colorida que identifica os procedimentos empregados de acordo com o levantamento realizado das reelaborações do compositor. Averiguamos as transcrições da Suíte I de Göran Söllscher, Tilman Hoppstock e John Duarte. Além destes, no Prelúdio, incluímos Andrés Segovia/Manuel Ponce, Edson Lopes, Marcos Diaz, Jodacil Damasceno, John Mills e Ana Vidovic. Por fim, oferecemos uma transcrição própria da Suíte I BWV 1007 para o violão de seis cordas, incluindo sugestões para sete cordas, integrando as análises com a literatura revisada. |
Abstract: | This dissertation studies the process of transcription of Johann Sebastian Bach’s Suite I for cello (BWV 1007) for the modern guitar. Our premise is that the composer has reworked his music according to the polyphonic capacity of the desired instrument, and we map his own strategies observed in the recomposition of his solo strings works (BWV 1001-1012 for violin and cello) for the lute (BWV 995, 1000, 1006a). In our bibliographical revision, we direct our focus and analytical intent towards implied polyphony and structural equilibrium, starting from the comprehension of the fortspinnung form. In the existing transcriptions of this suite, our analytical method is the selection and comparison of three versions in a colored score which identifies the strategies used according to the mapping of Bach’s recompositions. We looked at the whole transcriptions of the suite of Göran Söllscher, Tilman Hoppstock e John Duarte. In the Prelude, we added versions of Andrés Segovia/Manuel Ponce, Edson Lopes, Marcos Diaz, Jodacil Damasceno, John Mills and Ana Vidovic. At last, we transcribe the Suite I for the six strings guitar, including sugestions for seven strings guitar, integrating analysis and studied literature. |
Palavras-chave: | Transcrição para violão Suíte I BWV 1007 Polifonia Implícita Reelaborações de J. S. Bach para alaúde Guitar transcription Implied Polyphony J. S. Bach rearrangements for lute Música Arranjo (Música) Música para violão Bach, Johann Sebastian, 1685 - 1750 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Referência: | BESCHIZZA, Christhian Barcelos Carvalho Lima. Transcrições para violão da suíte BWV 1007: equilíbrio estrutural, polifonia implícita e procedimentos de reelaboração analisados em J. S. Bach. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.74 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.74 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22474 |
Data de defesa: | 24-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TranscricoesViolaoSuite.pdf | 30.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.