Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBeschizza, Christhian Barcelos Carvalho Lima-
dc.date.accessioned2018-09-19T14:43:29Z-
dc.date.available2018-09-19T14:43:29Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.citationBESCHIZZA, Christhian Barcelos Carvalho Lima. Transcrições para violão da suíte BWV 1007: equilíbrio estrutural, polifonia implícita e procedimentos de reelaboração analisados em J. S. Bach. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.74pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22474-
dc.description.abstractThis dissertation studies the process of transcription of Johann Sebastian Bach’s Suite I for cello (BWV 1007) for the modern guitar. Our premise is that the composer has reworked his music according to the polyphonic capacity of the desired instrument, and we map his own strategies observed in the recomposition of his solo strings works (BWV 1001-1012 for violin and cello) for the lute (BWV 995, 1000, 1006a). In our bibliographical revision, we direct our focus and analytical intent towards implied polyphony and structural equilibrium, starting from the comprehension of the fortspinnung form. In the existing transcriptions of this suite, our analytical method is the selection and comparison of three versions in a colored score which identifies the strategies used according to the mapping of Bach’s recompositions. We looked at the whole transcriptions of the suite of Göran Söllscher, Tilman Hoppstock e John Duarte. In the Prelude, we added versions of Andrés Segovia/Manuel Ponce, Edson Lopes, Marcos Diaz, Jodacil Damasceno, John Mills and Ana Vidovic. At last, we transcribe the Suite I for the six strings guitar, including sugestions for seven strings guitar, integrating analysis and studied literature.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranscrição para violãopt_BR
dc.subjectSuíte I BWV 1007pt_BR
dc.subjectPolifonia Implícitapt_BR
dc.subjectReelaborações de J. S. Bach para alaúdept_BR
dc.subjectGuitar transcriptionpt_BR
dc.subjectImplied Polyphonypt_BR
dc.subjectJ. S. Bach rearrangements for lutept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectArranjo (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica para violãopt_BR
dc.subjectBach, Johann Sebastian, 1685 - 1750pt_BR
dc.titleTranscrições para violão da suíte BWV 1007: equilíbrio estrutural, polifonia implícita e procedimentos de reelaboração analisados em J. S. Bachpt_BR
dc.title.alternativeGuitar transcriptions of the BWV 1007 suite: structural balance, implicit polyphony and reprocessing procedures analyzed in J. S. Bachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Orosco, Maurício Tadeu dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3268304397002139pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Gustavo Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116370867681969pt_BR
dc.contributor.referee2Barreiro, Daniel Luís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9482828087310057pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho estuda o processo de transcrição para o violão da Suíte I para Violoncelo de Johann Sebastian Bach (BWV 1007). Partimos do princípio que o compositor reelaborou sua música de acordo com a capacidade polifônica do instrumento de destino, desta forma mapeamos os procedimentos compositor em sua própria reelaboração de obras do ciclo de cordas solo (violino e violoncelo, BWV 1001-1012) para o alaúde (BWV 995, 1000, 1006a). Direcionamos o enfoque da nossa revisão de literatura às estratégias de polifonia implícita e o equilíbrio estrutural, partindo da compreensão formal do estilo composicional fortspinnung. Nas transcrições existentes dessa suíte, nosso método analítico foi a seleção e comparação de três versões por meio de uma grade colorida que identifica os procedimentos empregados de acordo com o levantamento realizado das reelaborações do compositor. Averiguamos as transcrições da Suíte I de Göran Söllscher, Tilman Hoppstock e John Duarte. Além destes, no Prelúdio, incluímos Andrés Segovia/Manuel Ponce, Edson Lopes, Marcos Diaz, Jodacil Damasceno, John Mills e Ana Vidovic. Por fim, oferecemos uma transcrição própria da Suíte I BWV 1007 para o violão de seis cordas, incluindo sugestões para sete cordas, integrando as análises com a literatura revisada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration168pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.74pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TranscricoesViolaoSuite.pdf30.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.