Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22398
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179
Título (s) alternativo (s): The corporality of normalist in formation: dialogues between bodies more dancing school at Institute of Education CIEP 179
Autor: Bernardi, Massuel dos Reis
Primer orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primer miembro de la banca: Caon, Paulina Maria
Segundo miembro de la banca: Silva, Renata de Lima
Resumen: Considerando a relevância de um estudo sobre os corpos na escola e suas redes de saberes, objetiva-se olhar para as corporeidades presentes no contexto da formação de professorxs em nível médio (normalistas). Para tanto, procedem-se diálogos sobre a formação dxs normalistas, suas realidades e implicações sobre a Arte e a Educação no Instituto de Educação CIEP 179, a única escola com esse perfil em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Através de narrativas sobre o percurso artístico e educacional no contexto mencionado, o corpo toma um lugar de habitação poética para essas áreas do conhecimento. Dessa forma são exploradas duas expressões para apresentar os processos: corpos mais, que integram a narrativa de como se dá o trabalho em cada bimestre letivo de 2015 a 2017; e escola dançante, que expõe os atravessamentos da dança em diversos agentes escolares. Desse modo, pode-se dizer que não só os corpos podem dançar (n)esses espaços, mas diversos aspectos que ganham outros sentidos de experiência. E conclui-se que dança na escola se trata de muitos fatores, visões, saberes, práticas, agentes. Sobretudo, de um emaranhado de, narrativas, corporeidades, inquietações, que fazem o Instituto de Educação CIEP 179 e os corpos que o habitam se transformarem em novas formas sensíveis da prática artística e pedagógica.
Abstract: Considering the relevance of a study to the bodies in the school and its networks of knowledge, be objective to look at the corporalities present in the context of the formation of teachers at the high school (normalistas). For this, there are dialogues on the formation of normalistas, their realities and implications on Art and Education at the Institute of Educaction CIEP 179, the only school with this profile in São João de Meriti, in the Baixada Fluminense. Through narratives about the artistic and educational journey in the aforementioned context, the body takes a place of poetic habitation for these areas of knowledge. In this way, two expressions are explored to present the processes: more bodies, that integrate the narrative of how the work occurs in each academic bimester from 2015 to 2017; and dancing school, that exposes the dance crossing various school agents. Thus, can be said that not only bodies can dance in these spaces, but various aspects receive other senses of experience. To complete, dance in the school involves many factors, visions, knowledges, practices, agents. Mainly, a tangle of metaphors, narratives, corporalities, restlessness make the Institute of Education CIEP 179 and bodies there inhabit become in new sensitive forms of artistic and pedagogical practices.
Palabras clave: Normalista
Corpos mais
Escola dançante
More bodies
Dancing school
Dança
Arte e educação - Formação de professores
Dança na arte
Corpo como suporte da arte
Prática de ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: BERNARDI, Massuel dos Reis. A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179. 2018 92 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22398
Fecha de defensa: 2-ago-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorporeidadeDxNormalista.pdf8.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.