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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22398
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Bernardi, Massuel dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-29T14:13:19Z | - |
dc.date.available | 2018-08-29T14:13:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-02 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDI, Massuel dos Reis. A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179. 2018 92 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22398 | - |
dc.description.abstract | Considering the relevance of a study to the bodies in the school and its networks of knowledge, be objective to look at the corporalities present in the context of the formation of teachers at the high school (normalistas). For this, there are dialogues on the formation of normalistas, their realities and implications on Art and Education at the Institute of Educaction CIEP 179, the only school with this profile in São João de Meriti, in the Baixada Fluminense. Through narratives about the artistic and educational journey in the aforementioned context, the body takes a place of poetic habitation for these areas of knowledge. In this way, two expressions are explored to present the processes: more bodies, that integrate the narrative of how the work occurs in each academic bimester from 2015 to 2017; and dancing school, that exposes the dance crossing various school agents. Thus, can be said that not only bodies can dance in these spaces, but various aspects receive other senses of experience. To complete, dance in the school involves many factors, visions, knowledges, practices, agents. Mainly, a tangle of metaphors, narratives, corporalities, restlessness make the Institute of Education CIEP 179 and bodies there inhabit become in new sensitive forms of artistic and pedagogical practices. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Normalista | pt_BR |
dc.subject | Corpos mais | pt_BR |
dc.subject | Escola dançante | pt_BR |
dc.subject | More bodies | pt_BR |
dc.subject | Dancing school | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Arte e educação - Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Dança na arte | pt_BR |
dc.subject | Corpo como suporte da arte | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179 | pt_BR |
dc.title.alternative | The corporality of normalist in formation: dialogues between bodies more dancing school at Institute of Education CIEP 179 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Narciso Larangeira Telles da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7159513683604358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Caon, Paulina Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Renata de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6640900512213025 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a relevância de um estudo sobre os corpos na escola e suas redes de saberes, objetiva-se olhar para as corporeidades presentes no contexto da formação de professorxs em nível médio (normalistas). Para tanto, procedem-se diálogos sobre a formação dxs normalistas, suas realidades e implicações sobre a Arte e a Educação no Instituto de Educação CIEP 179, a única escola com esse perfil em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Através de narrativas sobre o percurso artístico e educacional no contexto mencionado, o corpo toma um lugar de habitação poética para essas áreas do conhecimento. Dessa forma são exploradas duas expressões para apresentar os processos: corpos mais, que integram a narrativa de como se dá o trabalho em cada bimestre letivo de 2015 a 2017; e escola dançante, que expõe os atravessamentos da dança em diversos agentes escolares. Desse modo, pode-se dizer que não só os corpos podem dançar (n)esses espaços, mas diversos aspectos que ganham outros sentidos de experiência. E conclui-se que dança na escola se trata de muitos fatores, visões, saberes, práticas, agentes. Sobretudo, de um emaranhado de, narrativas, corporeidades, inquietações, que fazem o Instituto de Educação CIEP 179 e os corpos que o habitam se transformarem em novas formas sensíveis da prática artística e pedagógica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | pt_BR |
dc.sizeorduration | 92 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
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