Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22280
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Algumas possibilidades para o ensino da área do círculo
Alternate title (s): Some possibilities for teaching the circle area
Author: Costa, Amanda Couto da
First Advisor: Marco, Fabiana Fiorezi de
First member of the Committee: Freitas, Maria Teresa Menezes
Second member of the Committee: Rezende, Germano Abud de
Summary: Neste trabalho é apresentada um estudo desenvolvido na Universidade Federal de UberlândiaUFU, em torno de duas perspectivas metodológicas: A Aula Investigativa e a Atividade de Ensino. O estudo em questão teve o intuito de responder a seguinte pergunta: Quais as diferenças e semelhanças entre a aula investigativa e a atividade de ensino no trabalho com o conceito matemático: área do círculo, para alunos de Ensino Fundamental? Os objetivos deste estudo foram: a) analisar os impactos que a investigação matemática e a atividade de ensino podem proporcionar no ensino da área do círculo; b) fazer um estudo comparativo entre essas duas metodologias; c) promover melhorias das práticas metodológicas do professor em sala de aula; e, d) realizar uma proposição efetiva dessas duas propostas do ambiente escolar, para assim haver uma análise da teoria com a prática de ensino. Foi desenvolvida uma atividade de ensino sobre a área do círculo, utilizando elementos da história da matemática e o jogo como recurso desencadeador de uma situação-problema, bem como uma aula investigativa sobre a área do círculo, com a utilização de material manipulável, com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Almeja-se que os relatos e análises discorridas nesse texto, possam ser de grande contribuição para a formação de professores e para o aperfeiçoamento do ensino da Matemática.
Abstract: This paper presents a study developed at the Federal University of Uberlândia-UFU, around two methodological perspectives: The Investigative Class and the Teaching Activity. The study in question was intended to answer the following question: What are the differences and similarities between the investigative class and the teaching activity in the work with the mathematical concept: area of the circle, for Elementary School students? The objectives of this research were: a) to analyze the impacts that the mathematical investigation and the teaching activity can provide in the teaching of the area of the circle; b) make a comparative study between these two methodologies; c) to promote improvements in the methodological practices of teachers in the classroom; and, d) to make an effective proposal of these two proposals of the school environment, in order to have an analysis of the theory with the practice of teaching. A teaching activity was developed on the area of the circle, using elements of the history of mathematics and the game as a resource triggering a problem situation, as well as an investigative class on the circle area, using manipulative material with students of the 9th grade of elementary school. It is hoped that the reports and analyzes discussed in this text can be of great contribution to the training of teachers and to the improvement of the teaching of Mathematics.
Keywords: Atividade de ensino
Teaching activity
Aula investigativa
Investigative classroom
Ensino fundamental
Elementary school
Área do círculo
Circle area
História da matemática
History of mathematic
Jogos no ensino da matemática
Game in teaching mathematics.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: COSTA, Amanda Couto. Algumas possibilidades para o ensino da área do círculo. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22280
Date of defense: 6-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlgumasPossibilidadesEnsinoTCC1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.