Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Amanda Couto da-
dc.date.accessioned2018-08-14T14:18:32Z-
dc.date.available2018-08-14T14:18:32Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Amanda Couto. Algumas possibilidades para o ensino da área do círculo. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22280-
dc.description.abstractThis paper presents a study developed at the Federal University of Uberlândia-UFU, around two methodological perspectives: The Investigative Class and the Teaching Activity. The study in question was intended to answer the following question: What are the differences and similarities between the investigative class and the teaching activity in the work with the mathematical concept: area of the circle, for Elementary School students? The objectives of this research were: a) to analyze the impacts that the mathematical investigation and the teaching activity can provide in the teaching of the area of the circle; b) make a comparative study between these two methodologies; c) to promote improvements in the methodological practices of teachers in the classroom; and, d) to make an effective proposal of these two proposals of the school environment, in order to have an analysis of the theory with the practice of teaching. A teaching activity was developed on the area of the circle, using elements of the history of mathematics and the game as a resource triggering a problem situation, as well as an investigative class on the circle area, using manipulative material with students of the 9th grade of elementary school. It is hoped that the reports and analyzes discussed in this text can be of great contribution to the training of teachers and to the improvement of the teaching of Mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade de ensinopt_BR
dc.subjectTeaching activitypt_BR
dc.subjectAula investigativapt_BR
dc.subjectInvestigative classroompt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectÁrea do círculopt_BR
dc.subjectCircle areapt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of mathematicpt_BR
dc.subjectJogos no ensino da matemáticapt_BR
dc.subjectGame in teaching mathematics.pt_BR
dc.titleAlgumas possibilidades para o ensino da área do círculopt_BR
dc.title.alternativeSome possibilities for teaching the circle areapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773116E5pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Maria Teresa Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8894421674850543pt_BR
dc.contributor.referee2Rezende, Germano Abud de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4057045968849847pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307604670999951pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentada um estudo desenvolvido na Universidade Federal de UberlândiaUFU, em torno de duas perspectivas metodológicas: A Aula Investigativa e a Atividade de Ensino. O estudo em questão teve o intuito de responder a seguinte pergunta: Quais as diferenças e semelhanças entre a aula investigativa e a atividade de ensino no trabalho com o conceito matemático: área do círculo, para alunos de Ensino Fundamental? Os objetivos deste estudo foram: a) analisar os impactos que a investigação matemática e a atividade de ensino podem proporcionar no ensino da área do círculo; b) fazer um estudo comparativo entre essas duas metodologias; c) promover melhorias das práticas metodológicas do professor em sala de aula; e, d) realizar uma proposição efetiva dessas duas propostas do ambiente escolar, para assim haver uma análise da teoria com a prática de ensino. Foi desenvolvida uma atividade de ensino sobre a área do círculo, utilizando elementos da história da matemática e o jogo como recurso desencadeador de uma situação-problema, bem como uma aula investigativa sobre a área do círculo, com a utilização de material manipulável, com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Almeja-se que os relatos e análises discorridas nesse texto, possam ser de grande contribuição para a formação de professores e para o aperfeiçoamento do ensino da Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlgumasPossibilidadesEnsinoTCC1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.