Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22280
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Amanda Couto da | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-14T14:18:32Z | - |
dc.date.available | 2018-08-14T14:18:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-06 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Amanda Couto. Algumas possibilidades para o ensino da área do círculo. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22280 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a study developed at the Federal University of Uberlândia-UFU, around two methodological perspectives: The Investigative Class and the Teaching Activity. The study in question was intended to answer the following question: What are the differences and similarities between the investigative class and the teaching activity in the work with the mathematical concept: area of the circle, for Elementary School students? The objectives of this research were: a) to analyze the impacts that the mathematical investigation and the teaching activity can provide in the teaching of the area of the circle; b) make a comparative study between these two methodologies; c) to promote improvements in the methodological practices of teachers in the classroom; and, d) to make an effective proposal of these two proposals of the school environment, in order to have an analysis of the theory with the practice of teaching. A teaching activity was developed on the area of the circle, using elements of the history of mathematics and the game as a resource triggering a problem situation, as well as an investigative class on the circle area, using manipulative material with students of the 9th grade of elementary school. It is hoped that the reports and analyzes discussed in this text can be of great contribution to the training of teachers and to the improvement of the teaching of Mathematics. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividade de ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching activity | pt_BR |
dc.subject | Aula investigativa | pt_BR |
dc.subject | Investigative classroom | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Área do círculo | pt_BR |
dc.subject | Circle area | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | History of mathematic | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Game in teaching mathematics. | pt_BR |
dc.title | Algumas possibilidades para o ensino da área do círculo | pt_BR |
dc.title.alternative | Some possibilities for teaching the circle area | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marco, Fabiana Fiorezi de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773116E5 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Maria Teresa Menezes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8894421674850543 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rezende, Germano Abud de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4057045968849847 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5307604670999951 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho é apresentada um estudo desenvolvido na Universidade Federal de UberlândiaUFU, em torno de duas perspectivas metodológicas: A Aula Investigativa e a Atividade de Ensino. O estudo em questão teve o intuito de responder a seguinte pergunta: Quais as diferenças e semelhanças entre a aula investigativa e a atividade de ensino no trabalho com o conceito matemático: área do círculo, para alunos de Ensino Fundamental? Os objetivos deste estudo foram: a) analisar os impactos que a investigação matemática e a atividade de ensino podem proporcionar no ensino da área do círculo; b) fazer um estudo comparativo entre essas duas metodologias; c) promover melhorias das práticas metodológicas do professor em sala de aula; e, d) realizar uma proposição efetiva dessas duas propostas do ambiente escolar, para assim haver uma análise da teoria com a prática de ensino. Foi desenvolvida uma atividade de ensino sobre a área do círculo, utilizando elementos da história da matemática e o jogo como recurso desencadeador de uma situação-problema, bem como uma aula investigativa sobre a área do círculo, com a utilização de material manipulável, com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Almeja-se que os relatos e análises discorridas nesse texto, possam ser de grande contribuição para a formação de professores e para o aperfeiçoamento do ensino da Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 70 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AlgumasPossibilidadesEnsino | TCC | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.