Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22247
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensinoapredizagem de piano popular: estratégias e conteúdos
Autor: Fernandes, Paula Roberta Batista
Primer orientador: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Primer miembro de la banca: Morato, Cintia Thais
Segundo miembro de la banca: Lovisi, Daniel Menezes
Resumen: Esta pesquisa situa-se na área da educação musical, no campo da pedagogia do piano. Teve como objetivos conhecer os conteúdos das aulas; as habilidades técnico-musicais, bem como as estratégias de ensinoaprendizagem adotadas por professores nas aulas de piano. Caracterizada como qualitativa, esta pesquisa usou entrevistas semi-estruturadas como ferramenta para coleta de dados. Foram entrevistadas duas professoras e um professor que dão aula de piano popular. Além disso, os três têm formação e atuação no piano erudito e popular. Tomou-se como principais referências estudos de Green (2000; 2001) sobre a prática de músicos populares, o que podemos aprender com eles e, as pesquisas de Silva (2010) e Couto (2008) que observaram, descreveram e refletiram sobre aulas de professores de piano popular. A análise dos dados coletados permitiu verificar que, para os entrevistados não há uma separação entre piano erudito e popular, e sim uma colaboração. Entendem que os conhecimentos teóricos e técnico musicais aprendidos no estudo do piano erudito contribuem de forma significativa na aprendizagem do piano popular. Por outro lado, pode-se concluir que conhecimentos de harmonia, improvisação e a prática da audição ativa são elementos essenciais para o piano popular. O domínio da leitura de uma partitura tradicional e o domínio técnico pianístico não são o bastante para a prática do piano popular. Esta exige do pianista a capacidade de tirar música de ouvido e realizar construções, elaborações rítmicas, melódicas, harmônicas dentro de estilos e gêneros da música popular, que se consegue a partir de pesquisa, da escuta intencional e atenta, e de experimentações ao piano somadas ao swing adequado de cada música que se quer tocar. O professor é um orientador, mediador, mas as experimentações e criações são construções e buscas constantes do aluno.
Palabras clave: Piano popular
Ensinoaprendizagem
Estratégias
Conteúdos
Habilidades
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERNANDES, Paula Roberta Batista. Ensinoaprendizagem de piano popular: estratégias e conteúdos. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22247
Fecha de defensa: 12-jul-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoaprendizagemPianoPopular.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.