Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Paula Roberta Batista-
dc.date.accessioned2018-08-13T11:10:30Z-
dc.date.available2018-08-13T11:10:30Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationFERNANDES, Paula Roberta Batista. Ensinoaprendizagem de piano popular: estratégias e conteúdos. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22247-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPiano popularpt_BR
dc.subjectEnsinoaprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectConteúdospt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.titleEnsinoapredizagem de piano popular: estratégias e conteúdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.contributor.referee1Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee2Lovisi, Daniel Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8547532262385134pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa situa-se na área da educação musical, no campo da pedagogia do piano. Teve como objetivos conhecer os conteúdos das aulas; as habilidades técnico-musicais, bem como as estratégias de ensinoaprendizagem adotadas por professores nas aulas de piano. Caracterizada como qualitativa, esta pesquisa usou entrevistas semi-estruturadas como ferramenta para coleta de dados. Foram entrevistadas duas professoras e um professor que dão aula de piano popular. Além disso, os três têm formação e atuação no piano erudito e popular. Tomou-se como principais referências estudos de Green (2000; 2001) sobre a prática de músicos populares, o que podemos aprender com eles e, as pesquisas de Silva (2010) e Couto (2008) que observaram, descreveram e refletiram sobre aulas de professores de piano popular. A análise dos dados coletados permitiu verificar que, para os entrevistados não há uma separação entre piano erudito e popular, e sim uma colaboração. Entendem que os conhecimentos teóricos e técnico musicais aprendidos no estudo do piano erudito contribuem de forma significativa na aprendizagem do piano popular. Por outro lado, pode-se concluir que conhecimentos de harmonia, improvisação e a prática da audição ativa são elementos essenciais para o piano popular. O domínio da leitura de uma partitura tradicional e o domínio técnico pianístico não são o bastante para a prática do piano popular. Esta exige do pianista a capacidade de tirar música de ouvido e realizar construções, elaborações rítmicas, melódicas, harmônicas dentro de estilos e gêneros da música popular, que se consegue a partir de pesquisa, da escuta intencional e atenta, e de experimentações ao piano somadas ao swing adequado de cada música que se quer tocar. O professor é um orientador, mediador, mas as experimentações e criações são construções e buscas constantes do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoaprendizagemPianoPopular.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.