Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22247
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fernandes, Paula Roberta Batista | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-13T11:10:30Z | - |
dc.date.available | 2018-08-13T11:10:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-12 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Paula Roberta Batista. Ensinoaprendizagem de piano popular: estratégias e conteúdos. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22247 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Piano popular | pt_BR |
dc.subject | Ensinoaprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.title | Ensinoapredizagem de piano popular: estratégias e conteúdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1728366266335376 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morato, Cintia Thais | - |
dc.contributor.referee2 | Lovisi, Daniel Menezes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8547532262385134 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa situa-se na área da educação musical, no campo da pedagogia do piano. Teve como objetivos conhecer os conteúdos das aulas; as habilidades técnico-musicais, bem como as estratégias de ensinoaprendizagem adotadas por professores nas aulas de piano. Caracterizada como qualitativa, esta pesquisa usou entrevistas semi-estruturadas como ferramenta para coleta de dados. Foram entrevistadas duas professoras e um professor que dão aula de piano popular. Além disso, os três têm formação e atuação no piano erudito e popular. Tomou-se como principais referências estudos de Green (2000; 2001) sobre a prática de músicos populares, o que podemos aprender com eles e, as pesquisas de Silva (2010) e Couto (2008) que observaram, descreveram e refletiram sobre aulas de professores de piano popular. A análise dos dados coletados permitiu verificar que, para os entrevistados não há uma separação entre piano erudito e popular, e sim uma colaboração. Entendem que os conhecimentos teóricos e técnico musicais aprendidos no estudo do piano erudito contribuem de forma significativa na aprendizagem do piano popular. Por outro lado, pode-se concluir que conhecimentos de harmonia, improvisação e a prática da audição ativa são elementos essenciais para o piano popular. O domínio da leitura de uma partitura tradicional e o domínio técnico pianístico não são o bastante para a prática do piano popular. Esta exige do pianista a capacidade de tirar música de ouvido e realizar construções, elaborações rítmicas, melódicas, harmônicas dentro de estilos e gêneros da música popular, que se consegue a partir de pesquisa, da escuta intencional e atenta, e de experimentações ao piano somadas ao swing adequado de cada música que se quer tocar. O professor é um orientador, mediador, mas as experimentações e criações são construções e buscas constantes do aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 58 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoaprendizagemPianoPopular.pdf | TCC | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.