Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22235
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Trabalho infantil e educação do campo na região do baixo sul da Bahia (2007-2015)
Título(s) alternativo(s): Child Labor and Field Education in the Southern Bahia Lowlands (2007-2015)
Autor(es): Silva, Solange Oliveira
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Fagiani, Cílson César
Segundo membro da banca: Previtali, Fabiane Santana
Resumo: O presente texto, debruçando-se sobre a realidade da criança na Ilha do Galeão, Cairu-BA e na zona rural do Jequiriçá, Valença-Ba, apresenta e discute as Políticas Públicas de combate ao trabalho infantil. Esta pesquisa investiga quais fatores levam as crianças a trabalhar e quais as consequências na aprendizagem e desempenho escolar, uma vez que o processo de ensino aprendizagem, juntamente com uma série de questões interna e externas à escola, resulta no que chamamos de desempenho escolar que por sua vez está interligado aos processos avaliativos. Considera-se neste construto que sendo o trabalho infantil prejudicial ao desenvolvimento integral da criança precisa ser questionado para quebrar barreiras em defesa dos seus direitos. Nesse sentido, apresenta alguns esclarecimentos sobre as causas e consequências desse acontecimento tão complexo que nega a infância e provoca o “fracasso escolar”, discutindo sobre possibilidades pedagógicas que estão sendo implementadas pelas escolas na busca de uma melhor qualidade da Educação do Campo. Durante nossa pesquisa na Região do Baixo Sul da Bahia no período de 2007-2015, percebemos que existe uma preocupação com o avanço dos educandos, se ele conseguiu outras habilidades, como foi sua aprendizagem global, aspectos que ajudam a melhorar o desempenho escolar das crianças que infelizmente, têm necessidades de trabalhar.
Abstract: This research deals with the reality of students from Ilha do Galeão, in Cairu, and the countryside of Jequiriçá, in Valença, both in the State of Bahia. It investigates the factors that lead to child labor and it shows and discusses public policies for preventing child labor. Furthermore, it deals with the consequences of child labor for school life, bearing in mind that the teaching-learning process, along with a series of issues from in and outside school, represents an institutional school performance, which is measured by external assessment processes. The research also deals with the teaching methods adopted by schools in the aforementioned areas, aiming at social improvements in Countryside Education. During the research in the Down South of Bahia, from 2007 to 2015, some educators tried to improve school performance of children unfortunately involved with child labor, despite the critics to the external assessment.
Palavras-chave: Educação
Education
Menores - Emprego
Minors - Employment
Evasão escolar
School Evasion
Educação de crianças
Education of children
Trabalho infantil
Criança
Fracasso escolar
Menores - emprego
Evasão escolar
Child Labor
Child
Down south of Bahia
School Performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Solange Oliveira da, Trabalho infantil e educação do campo na região do Baixo Sul da Bahia (2007-2015). 2018.117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.538
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.538
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22235
Data de defesa: 5-Fev-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrabalhoInfantilEducação.pdfTRABALHO INFANTIL E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO DO BAIXO SUL DA BAHIA (2007-2015)3.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.