Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22235
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Solange Oliveira-
dc.date.accessioned2018-08-08T14:30:53Z-
dc.date.available2018-08-08T14:30:53Z-
dc.date.issued2018-02-05-
dc.identifier.citationSILVA, Solange Oliveira da, Trabalho infantil e educação do campo na região do Baixo Sul da Bahia (2007-2015). 2018.117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.538pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22235-
dc.description.abstractThis research deals with the reality of students from Ilha do Galeão, in Cairu, and the countryside of Jequiriçá, in Valença, both in the State of Bahia. It investigates the factors that lead to child labor and it shows and discusses public policies for preventing child labor. Furthermore, it deals with the consequences of child labor for school life, bearing in mind that the teaching-learning process, along with a series of issues from in and outside school, represents an institutional school performance, which is measured by external assessment processes. The research also deals with the teaching methods adopted by schools in the aforementioned areas, aiming at social improvements in Countryside Education. During the research in the Down South of Bahia, from 2007 to 2015, some educators tried to improve school performance of children unfortunately involved with child labor, despite the critics to the external assessment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMenores - Empregopt_BR
dc.subjectMinors - Employmentpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectSchool Evasionpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducation of childrenpt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectMenores - empregopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectChild Laborpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectDown south of Bahiapt_BR
dc.subjectSchool Performancept_BR
dc.titleTrabalho infantil e educação do campo na região do baixo sul da Bahia (2007-2015)pt_BR
dc.title.alternativeChild Labor and Field Education in the Southern Bahia Lowlands (2007-2015)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1Fagiani, Cílson César-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134706977566412pt_BR
dc.contributor.referee2Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199960488553969pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente texto, debruçando-se sobre a realidade da criança na Ilha do Galeão, Cairu-BA e na zona rural do Jequiriçá, Valença-Ba, apresenta e discute as Políticas Públicas de combate ao trabalho infantil. Esta pesquisa investiga quais fatores levam as crianças a trabalhar e quais as consequências na aprendizagem e desempenho escolar, uma vez que o processo de ensino aprendizagem, juntamente com uma série de questões interna e externas à escola, resulta no que chamamos de desempenho escolar que por sua vez está interligado aos processos avaliativos. Considera-se neste construto que sendo o trabalho infantil prejudicial ao desenvolvimento integral da criança precisa ser questionado para quebrar barreiras em defesa dos seus direitos. Nesse sentido, apresenta alguns esclarecimentos sobre as causas e consequências desse acontecimento tão complexo que nega a infância e provoca o “fracasso escolar”, discutindo sobre possibilidades pedagógicas que estão sendo implementadas pelas escolas na busca de uma melhor qualidade da Educação do Campo. Durante nossa pesquisa na Região do Baixo Sul da Bahia no período de 2007-2015, percebemos que existe uma preocupação com o avanço dos educandos, se ele conseguiu outras habilidades, como foi sua aprendizagem global, aspectos que ajudam a melhorar o desempenho escolar das crianças que infelizmente, têm necessidades de trabalhar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration118pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.538pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhoInfantilEducação.pdfTRABALHO INFANTIL E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO DO BAIXO SUL DA BAHIA (2007-2015)3.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.