Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22225
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: (Des)caminhos de um devir-professora
Título (s) alternativo (s): Undo the path of becoming a teacher
Autor: Oliveira, Lidiane Martins de
Primer orientador: Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
Primer miembro de la banca: Carvalho, Daniela Franco
Segundo miembro de la banca: Scareli, Giovana
Resumen: Nesta dissertação procuro tecer linhas entre à formação de professores, os percursos e encontros da minha formação, reunidos em uma cartografia. Colocando em atravessamento outros olhares através de narrativas e encontros com objetos-dispositivos que fizeram parte do meu tornar-se professora. Entremeio a Cartografia como posicionamento metodológico, que não se articula como método, mas como meio de deslocamentos e mergulhos no campo da educação. A partir dos encontros com os objetos-dispositivos – jaleco, cartas, cadernos, cartão postal, livro e giz, marcas de um percurso professora, pesquisadora, cartógrafa, delineio e devaneio contando e (d)escrevendo a partir das invisibilidades dos acontecimentos. Trago a ideia de um (des)caminho permeado por multiplicidades, escapando e rasgando a marca de um professor com identidade fixa e calcificada pelo tempo. Os encontros possibilitados nessa pesquisa tem o potencial de incentivar outros rastros de percurso ao longo de devir-professores, problematizar qual é o espaço e o tempo da educação e do professor, despertar aprendizagens por fissuras, rachaduras e processos de desejos.
Abstract: In this dissertation I try to weave lines between the formation of teachers, the courses and meetings of my formation, gathered in a cartography. Putting across other glances through narratives and encounters with objects-devices that were part of my becoming a teacher. I enter Cartography as a methodological position, which is not articulated as a method, but as a means of displacement and diving in the field of education. From the meetings with the objects-devices - lab coat, letters, notebooks, postcards, book and chalk, marks of a course teacher, researcher, cartographer, outline and daydream telling and (des) believing from the invisibilities of events. I bring the idea of a (dis) path permeated by multiplicities, escaping and tearing the mark of a teacher with fixed identity and calcified by time. The meetings made possible in this research have the potential to stimulate other trajectories along the path of becoming teachers, to problematize the space and time of education and the teacher, to awaken learning through cracks, cracks and desires processes.
Palabras clave: Formação de professores
Teacher training
Hecceidades
Cartography
Cartografia
Education
Educação
Teacher training
Professores - formação
Education - philosophy
Educação - filosofia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: OLIVEIRA, Lidiane Martins de. (Des)caminhos de um devir-professora. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.566.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.566
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22225
Fecha de defensa: 27-mar-2018
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
(Des)caminhosDevirProfessora.pdfDissertação50.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.