Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Lidiane Martins de-
dc.date.accessioned2018-08-08T12:58:56Z-
dc.date.available2018-08-08T12:58:56Z-
dc.date.issued2018-03-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lidiane Martins de. (Des)caminhos de um devir-professora. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.566.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22225-
dc.description.abstractIn this dissertation I try to weave lines between the formation of teachers, the courses and meetings of my formation, gathered in a cartography. Putting across other glances through narratives and encounters with objects-devices that were part of my becoming a teacher. I enter Cartography as a methodological position, which is not articulated as a method, but as a means of displacement and diving in the field of education. From the meetings with the objects-devices - lab coat, letters, notebooks, postcards, book and chalk, marks of a course teacher, researcher, cartographer, outline and daydream telling and (des) believing from the invisibilities of events. I bring the idea of a (dis) path permeated by multiplicities, escaping and tearing the mark of a teacher with fixed identity and calcified by time. The meetings made possible in this research have the potential to stimulate other trajectories along the path of becoming teachers, to problematize the space and time of education and the teacher, to awaken learning through cracks, cracks and desires processes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectHecceidadespt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectEducation - philosophypt_BR
dc.subjectEducação - filosofiapt_BR
dc.title(Des)caminhos de um devir-professorapt_BR
dc.title.alternativeUndo the path of becoming a teacherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guido, Lúcia de Fátima Estevinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee2Scareli, Giovana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6602683272664282pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0374941264829308pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação procuro tecer linhas entre à formação de professores, os percursos e encontros da minha formação, reunidos em uma cartografia. Colocando em atravessamento outros olhares através de narrativas e encontros com objetos-dispositivos que fizeram parte do meu tornar-se professora. Entremeio a Cartografia como posicionamento metodológico, que não se articula como método, mas como meio de deslocamentos e mergulhos no campo da educação. A partir dos encontros com os objetos-dispositivos – jaleco, cartas, cadernos, cartão postal, livro e giz, marcas de um percurso professora, pesquisadora, cartógrafa, delineio e devaneio contando e (d)escrevendo a partir das invisibilidades dos acontecimentos. Trago a ideia de um (des)caminho permeado por multiplicidades, escapando e rasgando a marca de um professor com identidade fixa e calcificada pelo tempo. Os encontros possibilitados nessa pesquisa tem o potencial de incentivar outros rastros de percurso ao longo de devir-professores, problematizar qual é o espaço e o tempo da educação e do professor, despertar aprendizagens por fissuras, rachaduras e processos de desejos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.566pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(Des)caminhosDevirProfessora.pdfDissertação50.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.