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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22225
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Lidiane Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-08T12:58:56Z | - |
dc.date.available | 2018-08-08T12:58:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Lidiane Martins de. (Des)caminhos de um devir-professora. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.566. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22225 | - |
dc.description.abstract | In this dissertation I try to weave lines between the formation of teachers, the courses and meetings of my formation, gathered in a cartography. Putting across other glances through narratives and encounters with objects-devices that were part of my becoming a teacher. I enter Cartography as a methodological position, which is not articulated as a method, but as a means of displacement and diving in the field of education. From the meetings with the objects-devices - lab coat, letters, notebooks, postcards, book and chalk, marks of a course teacher, researcher, cartographer, outline and daydream telling and (des) believing from the invisibilities of events. I bring the idea of a (dis) path permeated by multiplicities, escaping and tearing the mark of a teacher with fixed identity and calcified by time. The meetings made possible in this research have the potential to stimulate other trajectories along the path of becoming teachers, to problematize the space and time of education and the teacher, to awaken learning through cracks, cracks and desires processes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Hecceidades | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject | Education - philosophy | pt_BR |
dc.subject | Educação - filosofia | pt_BR |
dc.title | (Des)caminhos de um devir-professora | pt_BR |
dc.title.alternative | Undo the path of becoming a teacher | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guido, Lúcia de Fátima Estevinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8255914355924420 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Daniela Franco | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8974289881139128 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scareli, Giovana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6602683272664282 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0374941264829308 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta dissertação procuro tecer linhas entre à formação de professores, os percursos e encontros da minha formação, reunidos em uma cartografia. Colocando em atravessamento outros olhares através de narrativas e encontros com objetos-dispositivos que fizeram parte do meu tornar-se professora. Entremeio a Cartografia como posicionamento metodológico, que não se articula como método, mas como meio de deslocamentos e mergulhos no campo da educação. A partir dos encontros com os objetos-dispositivos – jaleco, cartas, cadernos, cartão postal, livro e giz, marcas de um percurso professora, pesquisadora, cartógrafa, delineio e devaneio contando e (d)escrevendo a partir das invisibilidades dos acontecimentos. Trago a ideia de um (des)caminho permeado por multiplicidades, escapando e rasgando a marca de um professor com identidade fixa e calcificada pelo tempo. Os encontros possibilitados nessa pesquisa tem o potencial de incentivar outros rastros de percurso ao longo de devir-professores, problematizar qual é o espaço e o tempo da educação e do professor, despertar aprendizagens por fissuras, rachaduras e processos de desejos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 110 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.566 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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(Des)caminhosDevirProfessora.pdf | Dissertação | 50.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
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