Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22142
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O lugar do desenho nas escolas
Autor: Barão, Victória Naves Assumpção
Primer orientador: Sá, Raquel Mello Salimeno de
Primer coorientador: Silveira, Luís Gustavo Guadalupe
Primer miembro de la banca: Melo, Roberta Maira de
Resumen: Nosso trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise sobre o lugar que o desenho ocupa nos ambientes educacionais autodirigidos e convencionais, por meio de uma perspectiva sociobiográfica. Nossos objetivos principais foram investigar a importância do desenho como forma de expressão dentro do ambiente educacional, assim como observar a causa do rompimento da linguagem do desenho que ocorre gradualmente dentro dos espaços convencionais de educação. Utilizamos a aplicação de questionário nos dois tipos de ambientes, a fim de comparar as percepções dos estudantes entrevistados e cotejar os resultados com os referenciais teóricos estudados. A hipótese que buscamos testar é a de que mais liberdade dentro dos ambientes educacionais auto-dirigidos possibilita uma relação mais constante e natural com a linguagem do desenho.
Abstract: Our graduation thesis presents an analysis about the place of drawing in educational environments, either self-directed and conventional ones, through a sociobiographical approach. Our main goals was to investigate the importance of drawing as an expression form inside those educational environments, as well as observe the cause of rupture of the drawing language that gradually happens inside conventional educative spaces. Questionnaires were applied in two different kinds of educational spaces, in order to compare the students perceptions and to collate the results with the theoretical references of our research. The hypothesis tested here was that freedom, in self-directed learning spaces, enables a more persistent and natural relation with the drawing language.
Palabras clave: Desenho
Drawing
Educação autodirigida
Self-directed education
Ensino convencional
Conventional education
Escolas
Schools
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BARÃO, Victória Naves Assumpção. O lugar do desenho nas escolas. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22142
Fecha de defensa: 13-jul-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LugarDesenhoEscolas.pdf6.67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.