Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarão, Victória Naves Assumpção-
dc.date.accessioned2018-08-01T16:13:17Z-
dc.date.available2018-08-01T16:13:17Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationBARÃO, Victória Naves Assumpção. O lugar do desenho nas escolas. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22142-
dc.description.abstractOur graduation thesis presents an analysis about the place of drawing in educational environments, either self-directed and conventional ones, through a sociobiographical approach. Our main goals was to investigate the importance of drawing as an expression form inside those educational environments, as well as observe the cause of rupture of the drawing language that gradually happens inside conventional educative spaces. Questionnaires were applied in two different kinds of educational spaces, in order to compare the students perceptions and to collate the results with the theoretical references of our research. The hypothesis tested here was that freedom, in self-directed learning spaces, enables a more persistent and natural relation with the drawing language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectEducação autodirigidapt_BR
dc.subjectSelf-directed educationpt_BR
dc.subjectEnsino convencionalpt_BR
dc.subjectConventional educationpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleO lugar do desenho nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Luís Gustavo Guadalupe-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633998905043051pt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Raquel Mello Salimeno de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1945390057552432pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0787601856486165pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNosso trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise sobre o lugar que o desenho ocupa nos ambientes educacionais autodirigidos e convencionais, por meio de uma perspectiva sociobiográfica. Nossos objetivos principais foram investigar a importância do desenho como forma de expressão dentro do ambiente educacional, assim como observar a causa do rompimento da linguagem do desenho que ocorre gradualmente dentro dos espaços convencionais de educação. Utilizamos a aplicação de questionário nos dois tipos de ambientes, a fim de comparar as percepções dos estudantes entrevistados e cotejar os resultados com os referenciais teóricos estudados. A hipótese que buscamos testar é a de que mais liberdade dentro dos ambientes educacionais auto-dirigidos possibilita uma relação mais constante e natural com a linguagem do desenho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LugarDesenhoEscolas.pdf6.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.