Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22142
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Barão, Victória Naves Assumpção | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T16:13:17Z | - |
dc.date.available | 2018-08-01T16:13:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-13 | - |
dc.identifier.citation | BARÃO, Victória Naves Assumpção. O lugar do desenho nas escolas. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22142 | - |
dc.description.abstract | Our graduation thesis presents an analysis about the place of drawing in educational environments, either self-directed and conventional ones, through a sociobiographical approach. Our main goals was to investigate the importance of drawing as an expression form inside those educational environments, as well as observe the cause of rupture of the drawing language that gradually happens inside conventional educative spaces. Questionnaires were applied in two different kinds of educational spaces, in order to compare the students perceptions and to collate the results with the theoretical references of our research. The hypothesis tested here was that freedom, in self-directed learning spaces, enables a more persistent and natural relation with the drawing language. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Drawing | pt_BR |
dc.subject | Educação autodirigida | pt_BR |
dc.subject | Self-directed education | pt_BR |
dc.subject | Ensino convencional | pt_BR |
dc.subject | Conventional education | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Schools | pt_BR |
dc.title | O lugar do desenho nas escolas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silveira, Luís Gustavo Guadalupe | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3633998905043051 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sá, Raquel Mello Salimeno de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1945390057552432 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Roberta Maira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597747309858882 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0787601856486165 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Nosso trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise sobre o lugar que o desenho ocupa nos ambientes educacionais autodirigidos e convencionais, por meio de uma perspectiva sociobiográfica. Nossos objetivos principais foram investigar a importância do desenho como forma de expressão dentro do ambiente educacional, assim como observar a causa do rompimento da linguagem do desenho que ocorre gradualmente dentro dos espaços convencionais de educação. Utilizamos a aplicação de questionário nos dois tipos de ambientes, a fim de comparar as percepções dos estudantes entrevistados e cotejar os resultados com os referenciais teóricos estudados. A hipótese que buscamos testar é a de que mais liberdade dentro dos ambientes educacionais auto-dirigidos possibilita uma relação mais constante e natural com a linguagem do desenho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 88 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LugarDesenhoEscolas.pdf | 6.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.