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dc.creatorMachado, Ricardo Camilo-
dc.date.accessioned2018-08-01T11:21:32Z-
dc.date.available2018-08-01T11:21:32Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationMACHADO, Ricardo Camilo. Sistema de visão computacional para mapeamento de obstáculos em uma mesa de provas de robôs. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22130-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVisão Computacionalpt_BR
dc.subjectComputer Visionpt_BR
dc.subjectE-Puck Androidpt_BR
dc.subjectJNIpt_BR
dc.subjectOpenCVpt_BR
dc.titleSistema de visão computacional para mapeamento de obstáculos em uma mesa de provas de robôspt_BR
dc.title.alternativeComputer vision system for obstacle mapping on a robot testing tablept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Escarpinati, Mauricio Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707794P9pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2792802H6pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO processo de extração de informações do meio que permitem identiĄca-lo e analisa-lo via algoritmos de visão computacional é parte essencial do desenvolvimento de qualquer projeto que visa o treinamento de robôs. Nesta etapa são geradas informações a respeito dos obstáculos que os robôs possam vir a se deparar, sobre os limites do seu espaço de trabalho, informações a respeito sobre os próprios robôs, que podem desenvolver relações de trabalho especíĄcas dado que cada um tem sua função no meio em questão e por Ąm informações sobre o objetivo, que de certa forma da sentido a existência do robô, lhe fornece um propósito especíĄco dentro do ambiente. Sendo assim este trabalho se propõe a implementar novas funções a uma aplicação já existente OCVCmakeTCCFinal de (PIMENTEL et al., 2017), ampliando a sua capacidade de reconhecer não só quantitativamente como qualitativamente os robôs E-Puck identiĄcando suas cores bem como a direção de seus deslocamentos, para isso foram desenvolvidos uma série de artifícios que permitissem aos algoritmos de segmentação reconhecer tais atributos. Todos os algoritmos foram desenvolvidos fazendo o uso da biblioteca de visão computacional OpenCV bem como do framework JNI que permiti a integração de código C++ em aplicações Android. Foi desenvolvida uma mesa de teste de forma semelhante aquela utilizada por (PIMENTEL et al., 2017) com base nos mesmos elementos utilizados por ele, com exceção dos E-Pucks que foram modelados com base em revestimentos cilíndricos coloridos. Foram executadas duas baterias de testes onde se variou alguns parâmetros tais como a tonalidade das cores utilizadas para os revestimentos entre outros atributos aĄm de melhorar a resposta da aplicação aos elementos do meiopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

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