Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22047
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Controle ativo de ruído em venezianas acústicas: um estudo teórico - experimental
Título (s) alternativo (s): Active Noise Control in Acoustic Vent: An Theoretical and Experimental Study
Autor: Miranda, João Gabriel Oliveira de
Primer orientador: Duarte, Marcus Antônio Viana
Primer coorientador: Nuñez, Israel jorge Cárdenas
Primer miembro de la banca: Teodoro, Elias Bitencourt
Segundo miembro de la banca: Sanches, Leonardo
Tercer miembro de la banca: Abreu, Gustavo Luiz Chagas Manhães de
Cuarto miembro de la banca: Lima, Key Fonseca
Resumen: O desenvolvimento tecnológico do controle ativo de ruído está avançando mais uma etapa. Esta tese tem-se por objetivo a utilização de sistemas de controle ativo de ruído em venezianas acústicas também conhecidas por esquadrias acústicas ventiladas podem ser viáveis financeiramente e de fácil acesso. Esta tese apresenta o desenvolvimento simulado e experimental de uma veneziana acústica com a implementação híbrida entre o sistema de controle ativo de ruído (controle ativo, baixas frequências) e espumas acústicas (controle passivo, altas frequências), utilizando como controlador a plataforma Arduino Due®. Controle Ativo de Ruído (CAR) em dutos é um estudo no qual o Laboratório de Acústica e Vibrações da Universidade Federal de Uberlândia vem trabalhando já a alguns anos, e sabe-se de que quando são aplicados a uma grande faixa de frequência, o sistema não atinge o controle de forma satisfatória. Esta tese foi desenvolvida para redução de custos e também entender o significado do porque algumas frequências não atingem um nível satisfatório de controle. Através de uma bancada experimental de sistema CAR utilizando uma veneziana acústica e um gerador de sinais, foi possível obter a FRF (Função Resposta em Frequência) e a partir desta, analisar e verificar quais frequências estavam atuando nas regiões de anti-ressonância (resultando um controle ruim) e quais estavam atuando nas regiões de ressonância ou neutras (resultando um controle bom). O trabalho foi dividido em quatro etapas experimentais, nestas etapas foram alterados o caminho secundário do sistema de controle para e refinamento dos resultados. Estes estudos possibilitaram avaliar o posicionamento dos atuadores e atingir um maior número de frequências discretas controladas de maneira satisfatória em um único projeto de CAR. Esta tese concluiu que o sistema CAR utilizando Arduino Due® obteve respostas significativas atingindo até 30dB de atenuação em bancada experimental.
Abstract: The technological development of active noise control is advancing another step. This thesis comes to determine that the use of active noise control systems in acoustic vents also known for ventilated acoustic frames can be financially feasible and easily accessible. This thesis presents the simulated and experimental development of an acoustic vent with the hybrid implementation between active noise control system (active control, low frequencies) and acoustic foams (passive control, high frequencies) using the Arduino Due® as acquisition board for the controller. Active Noise Control (ANC) in ducts is a study in which the Laboratory of Acoustics and Vibrations of the Federal University of Uberlândia has been working for several years, and it is known that when applied to a wide frequency range, the system does not reach control satisfactorily. This thesis was developed aiming to reduce costs and also to understand the meaning of why some frequencies do not reach a satisfactory level of control. Through an experimental system of the ANC system using an acoustic vent and a signal generator, it was possible to obtain the FRF (Frequency Response Function) and from this analyze and verify which frequencies were acting in the anti-resonance regions (resulting a bad control) and which were acting in the resonant regions (resulting a good control). These evaluations made it possible to optimize the positioning of the actuators and achieve a greater number of discrete frequencies controlled satisfactorily in a single ANC project. This thesis concluded that the ANC system using Arduino Due® obtained significant responses reaching up to 30dB of attenuation in experimental bench.
Palabras clave: Controle Ativo de Ruído (CAR)
Active Noise Control (ANC)
Veneziana Acústica
Acoustic Vents
Duto Acústico
Acoustic Ducts
Arduino Due
Arduino Due
Engenharia mecânica - Teses
Mechanical Engineering - Theses
Esquadria - Controle de ruido - Teses
Squaring - Noise control - Theses
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Cita: MIRANDA, João Gabriel Oliveira de. Controle Ativo de Ruído Em Venezianas Acústicas: Um Estudo Teórico e Experimental - Uberlândia. 2018 194 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.777
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.777
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22047
Fecha de defensa: 23-feb-2018
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ControleAtivoRuído.pdfTese18.89 MBPDF/AVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.