Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22024| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Análise das concepções de egressos do PIBID-Química sobre as contribuições do programa para sua formação inicial |
| Autor(es): | Moreira, Maíla Maria Dias |
| Primeiro orientador: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
| Primeiro membro da banca: | Brito, Gilberto Augusto de Oliveira |
| Segundo membro da banca: | Rocha, Lucas Matheus da |
| Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa com um grupo de egressos do curso de graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICENP-UFU) que foram bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de identificar as formas de influência do programa no desenvolvimento de suas atividades profissionais e no segmento de suas vidas. A pesquisa se deu através de um levantamento de casos, a partir de um questionário qualitativo onde foi possível observar as contribuições e influências do PIBID em suas vidas. A análise se desenvolveu dividindo os dados entre concepções sobre a carreira docente e concepções sobre o curso de licenciatura que foram desenvolvidas e transformadas pelos sujeitos da pesquisa ao longo de sua formação e após a mesma. Foi observado a grande influência do PIBID tanto na formação de professores quanto na valorização da profissão docente. Além disso, foi observada a importância dada a outros momentos da formação, na visão dos respondentes: as disciplinas ditas pedagógicas e os estágios. |
| Palavras-chave: | PIBID Ensino de Química Formação de Professores teaching Chemistry Teacher Training |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MOREIRA, Maíla Maria Dias. Análises das concepções de egressos do PIBID-Química sobre as contribuições do programa para formação inicial. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Química)-Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22024 |
| Data de defesa: | 10-Jul-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnaliseConcepcoesEgressos.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
