Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22009
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Esporte na educação física escolar: perspectiva teórico crítica
Autor(es): Costa, Meyre Angela Dantas
Primeiro orientador: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Primeiro membro da banca: Lima, Solange Rodovalho
Segundo membro da banca: Caixeta, Sara da Silva
Resumo: A Educação Física escolar ainda é vista por muitos professores/as numa perspectiva marcadamente esportivizada. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, investigando a produção teórica de autores e autoras da área que tratam o esporte na Educação Física escolar de maneira crítica. Analisamos oito artigos publicados nos últimos anos a partir de 2010. A partir das análises apresentamos este artigo que visa legitimar outras características do esporte, como os aspectos sociais, culturais, econômicos e históricos. Além disso, mostrar que existem outras possibilidades temáticas dentro da Educação Física para além do esporte, e mais ainda do esporte visto a partir do patamar da instituição esportiva, que privilegia o treinamento, a formação do atleta, a competição e a especialização são elementos que acabam por promover a exclusão.
Abstract: School-based physical education is still seen by many teachers in a highly sporadic perspective. We carried out a bibliographical research of a qualitative nature, investigating the theoretical production of authors and authors of the area that treat sports in school physical education critically. We have analyzed eight articles published in the last years as of 2010. From the analysis we present this article that aims to legitimize other characteristics of the sport, such as social, cultural, economic and historical aspects. In addition, to show that there are other possibilities of themes within Physical Education in addition to sport, and even more of sport seen from the threshold of the sports institution, which privileges training, athlete training, competition and specialization are elements that end up promoting exclusion.
Palavras-chave: Esportivização
Esporte (da) e (na) escola
Educação Física Escolar
Educação Física Crítica
Sports
Sport (and) school
Competition
School Physical Education
Critical pedagogical proposals
Critical Physical Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Meyre Angela Dantas. Esporte na educação física escolar: perspectiva teórico crítica. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22009
Data de defesa: 13-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EsporteEducacaoFisica.pdf317.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.