Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22009
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Esporte na educação física escolar: perspectiva teórico crítica |
Autor: | Costa, Meyre Angela Dantas |
Primer orientador: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Primer miembro de la banca: | Lima, Solange Rodovalho |
Segundo miembro de la banca: | Caixeta, Sara da Silva |
Resumen: | A Educação Física escolar ainda é vista por muitos professores/as numa perspectiva marcadamente esportivizada. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, investigando a produção teórica de autores e autoras da área que tratam o esporte na Educação Física escolar de maneira crítica. Analisamos oito artigos publicados nos últimos anos a partir de 2010. A partir das análises apresentamos este artigo que visa legitimar outras características do esporte, como os aspectos sociais, culturais, econômicos e históricos. Além disso, mostrar que existem outras possibilidades temáticas dentro da Educação Física para além do esporte, e mais ainda do esporte visto a partir do patamar da instituição esportiva, que privilegia o treinamento, a formação do atleta, a competição e a especialização são elementos que acabam por promover a exclusão. |
Abstract: | School-based physical education is still seen by many teachers in a highly sporadic perspective. We carried out a bibliographical research of a qualitative nature, investigating the theoretical production of authors and authors of the area that treat sports in school physical education critically. We have analyzed eight articles published in the last years as of 2010. From the analysis we present this article that aims to legitimize other characteristics of the sport, such as social, cultural, economic and historical aspects. In addition, to show that there are other possibilities of themes within Physical Education in addition to sport, and even more of sport seen from the threshold of the sports institution, which privileges training, athlete training, competition and specialization are elements that end up promoting exclusion. |
Palabras clave: | Esportivização Esporte (da) e (na) escola Educação Física Escolar Educação Física Crítica Sports Sport (and) school Competition School Physical Education Critical pedagogical proposals Critical Physical Education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | COSTA, Meyre Angela Dantas. Esporte na educação física escolar: perspectiva teórico crítica. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22009 |
Fecha de defensa: | 13-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EsporteEducacaoFisica.pdf | 317.27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.