Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22009
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Meyre Angela Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T18:18:08Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T18:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-13 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Meyre Angela Dantas. Esporte na educação física escolar: perspectiva teórico crítica. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22009 | - |
dc.description.abstract | School-based physical education is still seen by many teachers in a highly sporadic perspective. We carried out a bibliographical research of a qualitative nature, investigating the theoretical production of authors and authors of the area that treat sports in school physical education critically. We have analyzed eight articles published in the last years as of 2010. From the analysis we present this article that aims to legitimize other characteristics of the sport, such as social, cultural, economic and historical aspects. In addition, to show that there are other possibilities of themes within Physical Education in addition to sport, and even more of sport seen from the threshold of the sports institution, which privileges training, athlete training, competition and specialization are elements that end up promoting exclusion. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Esportivização | pt_BR |
dc.subject | Esporte (da) e (na) escola | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Crítica | pt_BR |
dc.subject | Sports | pt_BR |
dc.subject | Sport (and) school | pt_BR |
dc.subject | Competition | pt_BR |
dc.subject | School Physical Education | pt_BR |
dc.subject | Critical pedagogical proposals | pt_BR |
dc.subject | Critical Physical Education | pt_BR |
dc.title | Esporte na educação física escolar: perspectiva teórico crítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Marina Ferreira de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721859T5 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Solange Rodovalho | - |
dc.contributor.referee2 | Caixeta, Sara da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4894882U8 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Física escolar ainda é vista por muitos professores/as numa perspectiva marcadamente esportivizada. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, investigando a produção teórica de autores e autoras da área que tratam o esporte na Educação Física escolar de maneira crítica. Analisamos oito artigos publicados nos últimos anos a partir de 2010. A partir das análises apresentamos este artigo que visa legitimar outras características do esporte, como os aspectos sociais, culturais, econômicos e históricos. Além disso, mostrar que existem outras possibilidades temáticas dentro da Educação Física para além do esporte, e mais ainda do esporte visto a partir do patamar da instituição esportiva, que privilegia o treinamento, a formação do atleta, a competição e a especialização são elementos que acabam por promover a exclusão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EsporteEducacaoFisica.pdf | 317.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.