Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Meyre Angela Dantas-
dc.date.accessioned2018-07-23T18:18:08Z-
dc.date.available2018-07-23T18:18:08Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationCOSTA, Meyre Angela Dantas. Esporte na educação física escolar: perspectiva teórico crítica. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22009-
dc.description.abstractSchool-based physical education is still seen by many teachers in a highly sporadic perspective. We carried out a bibliographical research of a qualitative nature, investigating the theoretical production of authors and authors of the area that treat sports in school physical education critically. We have analyzed eight articles published in the last years as of 2010. From the analysis we present this article that aims to legitimize other characteristics of the sport, such as social, cultural, economic and historical aspects. In addition, to show that there are other possibilities of themes within Physical Education in addition to sport, and even more of sport seen from the threshold of the sports institution, which privileges training, athlete training, competition and specialization are elements that end up promoting exclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsportivizaçãopt_BR
dc.subjectEsporte (da) e (na) escolapt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Física Críticapt_BR
dc.subjectSportspt_BR
dc.subjectSport (and) schoolpt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectCritical pedagogical proposalspt_BR
dc.subjectCritical Physical Educationpt_BR
dc.titleEsporte na educação física escolar: perspectiva teórico críticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Antunes, Marina Ferreira de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721859T5pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Solange Rodovalho-
dc.contributor.referee2Caixeta, Sara da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4894882U8pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Física escolar ainda é vista por muitos professores/as numa perspectiva marcadamente esportivizada. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, investigando a produção teórica de autores e autoras da área que tratam o esporte na Educação Física escolar de maneira crítica. Analisamos oito artigos publicados nos últimos anos a partir de 2010. A partir das análises apresentamos este artigo que visa legitimar outras características do esporte, como os aspectos sociais, culturais, econômicos e históricos. Além disso, mostrar que existem outras possibilidades temáticas dentro da Educação Física para além do esporte, e mais ainda do esporte visto a partir do patamar da instituição esportiva, que privilegia o treinamento, a formação do atleta, a competição e a especialização são elementos que acabam por promover a exclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EsporteEducacaoFisica.pdf317.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.