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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21997
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Influência da posição do cg na estabilidade e desempenho de uma aeronave |
Autor: | Bastos Júnior, Arnaldo João |
Primer orientador: | Sanches, Leonardo |
Primer miembro de la banca: | Guimarães, Thiago Augusto Machado |
Segundo miembro de la banca: | Marques, Felipe Machini Malachias |
Tercer miembro de la banca: | Morais, Tobias Souza |
Resumen: | O presente trabalho propõe um estudo sobre como a variação longitudinal da posição do centro de gravidade da aeronave afeta aspectos da estabilidade estática longitudinal e o desempenho da aeronave. Juntamente com variações na velocidade e altitude de voo, foi verificada a influência nas características citadas, bem como uma análise durante a execução de uma manobra de Pull up, afim de também identificar o grau de interferência dessas variações. Foi mostrado que se trata de uma reação em cadeia, ou seja, o deslocamento do CG afetou os coeficientes de estabilidade, que por sua vez interferiram na trimagem da aeronave e, por último, esta refletiu na polar de arrasto, curva da qual derivam os indicadores de desempenho. O confronto das análises realizadas permitiu concluir que o deslocamento longitudinal do CG influencia tanto na estabilidade quanto no desempenho da aeronave; porém, com diferentes intensidades nas diferentes grandezas avaliadas. |
Abstract: | This work purposes a study about how changes in longitudinal position of aircraft’s center of gravity affect characteristics of static longitudinal stability and performance. Along with changes in velocity and flight altitude, it has been verified its influence on the aforementioned characteristics. Moreover, it was also performed an analysis during a Pull up maneuver with the objective to understand the impact of these variations. After evaluating the analyses, the system has presented a chain reaction, i.e., the C.G. translation affected the stability coefficients, which implies in different trimming conditions for the aircraft and, consequently, an adjustment on the drag polar curve, which the performance indicators come from. Furthermore, the comparison of the analyses showed that the C.G. longitudinal translation affected as much stability as performance of the aircraft; however, with different intensities on each parameter evaluated. |
Palabras clave: | Centro de gravidade Center of gravity Estabilidade Stability Desempenho Performance Manobra Maneuvre |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | BASTOS JÚNIOR, A. J. Influência da Posição do CG na Estabilidade e Desempenho de uma Aeronave. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21997 |
Fecha de defensa: | 12-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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InfluenciaPosicaoCg.pdf | TCC | 1.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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