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dc.creatorBastos Júnior, Arnaldo João-
dc.date.accessioned2018-07-23T15:59:35Z-
dc.date.available2018-07-23T15:59:35Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationBASTOS JÚNIOR, A. J. Influência da Posição do CG na Estabilidade e Desempenho de uma Aeronave. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21997-
dc.description.abstractThis work purposes a study about how changes in longitudinal position of aircraft’s center of gravity affect characteristics of static longitudinal stability and performance. Along with changes in velocity and flight altitude, it has been verified its influence on the aforementioned characteristics. Moreover, it was also performed an analysis during a Pull up maneuver with the objective to understand the impact of these variations. After evaluating the analyses, the system has presented a chain reaction, i.e., the C.G. translation affected the stability coefficients, which implies in different trimming conditions for the aircraft and, consequently, an adjustment on the drag polar curve, which the performance indicators come from. Furthermore, the comparison of the analyses showed that the C.G. longitudinal translation affected as much stability as performance of the aircraft; however, with different intensities on each parameter evaluated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentro de gravidadept_BR
dc.subjectCenter of gravitypt_BR
dc.subjectEstabilidadept_BR
dc.subjectStabilitypt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectManobrapt_BR
dc.subjectManeuvrept_BR
dc.titleInfluência da posição do cg na estabilidade e desempenho de uma aeronavept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4352187H4pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Thiago Augusto Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713026D6pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Felipe Machini Malachias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4921002J6pt_BR
dc.contributor.referee3Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777340U1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2795932D9pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe um estudo sobre como a variação longitudinal da posição do centro de gravidade da aeronave afeta aspectos da estabilidade estática longitudinal e o desempenho da aeronave. Juntamente com variações na velocidade e altitude de voo, foi verificada a influência nas características citadas, bem como uma análise durante a execução de uma manobra de Pull up, afim de também identificar o grau de interferência dessas variações. Foi mostrado que se trata de uma reação em cadeia, ou seja, o deslocamento do CG afetou os coeficientes de estabilidade, que por sua vez interferiram na trimagem da aeronave e, por último, esta refletiu na polar de arrasto, curva da qual derivam os indicadores de desempenho. O confronto das análises realizadas permitiu concluir que o deslocamento longitudinal do CG influencia tanto na estabilidade quanto no desempenho da aeronave; porém, com diferentes intensidades nas diferentes grandezas avaliadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration77pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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