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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21994
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise do conjunto motopropulsor elétrico e sua influência no desempenho de VANT's |
Autor(es): | Hernández, Gabriel Araújo |
Primeiro orientador: | Sanches, Leonardo |
Primeiro membro da banca: | Morais, Tobias Souza |
Segundo membro da banca: | Marques, Felipe Machini Malachias |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar características de consumo e desempenho do conjunto motopropulsor elétrico de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulável), além disso propor um método para calcular a autonomia e o alcance deste VANT. Por exemplo, para a missão bem-sucedida de um VANT de reconhecimento aéreo é altamente desejável prever e conhecer as condições de desempenho de voo. Para isso, foram realizadas medições em uma bancada de testes considerando diferentes níveis de tensão de alimentação e diferentes níveis de throttle do conjunto motopropulsor, simulando o ciclo de descarga da bateria e a condição operacional do voo. Posteriormente, estes dados foram cruzados com uma curva teórica de descarga da bateria LiPo, que representa a vida útil da mesma, para uma determinada corrente de descarga. Os resultados mostram a autonomia prevista e o alcance do VANT para uma certa velocidade de cruzeiro. Sendo que, condições operacionais ótimas são verificadas em função do rendimento do conjunto motopropulsor em diferentes condições de voo. |
Abstract: | This paper aims to evaluate the consumption and performance characteristics of the electric powertrain of a UAV (Unmanned Aerial Vehicles), in addition to proposing a method to calculate the autonomy and the range of this UAV. For example, for the successful mission of an aerial reconnaissance UAV, it is highly desirable to predict and know the flight performance conditions. For this, measurements were made on a test bench considering different levels of supply voltage and different Throttle levels of the powertrain, simulating the battery discharge cycle and the operational condition of the flight. Later, these data were crossed with a theoretical discharge curve of the LiPo battery, which represents the useful its life, for a given discharge current. The results show the expected range and the range of the UAV for a certain cruising speed. Since, optimum operating conditions are verified as a function of the performance of the powertrain under different flight conditions. |
Palavras-chave: | Características de desempenho Performance characteristics Ciclo de descarga da bateria Battery discharge cycle VANT UAV Otimização de condições operacionais Optimal operational conditions |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | HERNÁNDEZ, Gabriel Araújo. Análise do conjunto motopropulsor elétrico e sua influência no desempenho de VANT's. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21994 |
Data de defesa: | 11-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Analise Conjunto Motopropulsor.pdf | 5.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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