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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Evaluation of flight simulators qualification requirements for full stall training tasks impacts on safety and industry
Título (s) alternativo (s): Avaliação dos impactos na indústria e na segurança de voo dos regulamentos de qualificação de simuladores para treinamento de estol
Autor: Oliveira, Denise Dias
Primer orientador: Sanches, Leonardo
Primer coorientador: Basile, Marcelo Toledo
Primer miembro de la banca: Venson, Giuliano Gardolinski
Segundo miembro de la banca: Pereira, Bruno Luiz
Resumen: This project, carried out in partnership with Embraer S.A., aims to address the issue of new training requirements for stall characteristics recognition in FSTD: Flight Simulation Training Device. Historically, pilot training in simulators was limited to the approach to stall and to recover from the stall warning first indication, which means the airplane was in the linear region of the lift coefficient curve. Following the occurrence of serious accidents around the world, where the crew was unable to properly identify and recover the aircraft from stall, the US Congress and Senate instituted the Public Law 111-216 - Aug. 1, 2010. This law was established as a proposal to amend the current requirement (14 CFR Part 60) and its means of compliance (Advisory Circulars), specifically AC 120-109, and to enforce full stall training in simulators, which goes beyond of the loss of lift, indirectly encouraging the challenge of modeling the non-linear behavior of the wing. The new requirement change proposal has raised a number of questions and doubts about the fidelity of the simulator and the possibility of "negative training", provoking huge debate among manufacturers, regulatory authorities, training providers and third parties. At the end of this paper, it is expected to provide an assessment of the pros and cons of this new training requirement impacts on flight safety and product development, and to account for the consequences for aircraft manufacturers.
Abstract: Este projeto, realizado em parceria com a Embraer S.A., tem como objetivo abordar a problemática dos novos requisitos para treinamento para reconhecimento de características de estol em simuladores. Historicamente, o treinamento dos pilotos em simuladores era limitado apenas à aproximação do estol, na região linear da curva de coeficiente de sustentação. Após a ocorrência de graves acidentes pelo mundo, em que a tripulação não soube identificar e recuperar a aeronave de um estol, o Congresso e Senado americano instituiu o Airline Safety and Federal Aviation Administration Extension Act of 2010, também conhecido como Public Law 111-216, em agosto de 2010. Tal ato se configurou como uma proposta para alteração do requisito vigente (14 CFR Part 60) e seus meios de cumprimento (Advisory Circulars), especificamente a AC 120-109 e impor o full stall training em simuladores, que vai além da perda de sustentação, indiretamente encorajando o desafio de modelagem da região não-linear da curva de sustentação da asa. A nova proposta de alteração de requisito provocou uma série de questionamentos e dúvidas quanto à capacidade e fidelidade dos simulares e quanto à possibilidade de “treinamento negativo”, provocando enorme debate entre os fabricantes, autoridades reguladoras, órgãos de treinamento e terceiros. O que se espera, ao final deste trabalho, é avaliar os impactos positivos e negativos deste novo requisito de treinamento na segurança de voo e no desenvolvimento do produto e explicitar quais serão as consequências para os fabricantes de aeronaves.
Palabras clave: Full stall training
Treinamento de estol
Stall recovery
Recuperação de estol
FSTD
Estol
Simulator fidelity
Simuladores
High AOA
Alto alfa
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOES
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLE
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::NORMATIZACAO E CERTIFICACAO DE QUALIDADE DE AERONAVES E COMPONENTES
Idioma: eng
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Denise Dias. Evaluation of Flight Simulators Qualification Requirements for Full Stall Training Tasks Impacts on Safety and Industry . 2018. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21990
Fecha de defensa: 6-jul-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Aeronáutica

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