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dc.creatorOliveira, Denise Dias-
dc.date.accessioned2018-07-23T14:34:04Z-
dc.date.available2018-07-23T14:34:04Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Denise Dias. Evaluation of Flight Simulators Qualification Requirements for Full Stall Training Tasks Impacts on Safety and Industry . 2018. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21990-
dc.description.abstractEste projeto, realizado em parceria com a Embraer S.A., tem como objetivo abordar a problemática dos novos requisitos para treinamento para reconhecimento de características de estol em simuladores. Historicamente, o treinamento dos pilotos em simuladores era limitado apenas à aproximação do estol, na região linear da curva de coeficiente de sustentação. Após a ocorrência de graves acidentes pelo mundo, em que a tripulação não soube identificar e recuperar a aeronave de um estol, o Congresso e Senado americano instituiu o Airline Safety and Federal Aviation Administration Extension Act of 2010, também conhecido como Public Law 111-216, em agosto de 2010. Tal ato se configurou como uma proposta para alteração do requisito vigente (14 CFR Part 60) e seus meios de cumprimento (Advisory Circulars), especificamente a AC 120-109 e impor o full stall training em simuladores, que vai além da perda de sustentação, indiretamente encorajando o desafio de modelagem da região não-linear da curva de sustentação da asa. A nova proposta de alteração de requisito provocou uma série de questionamentos e dúvidas quanto à capacidade e fidelidade dos simulares e quanto à possibilidade de “treinamento negativo”, provocando enorme debate entre os fabricantes, autoridades reguladoras, órgãos de treinamento e terceiros. O que se espera, ao final deste trabalho, é avaliar os impactos positivos e negativos deste novo requisito de treinamento na segurança de voo e no desenvolvimento do produto e explicitar quais serão as consequências para os fabricantes de aeronaves.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFull stall trainingpt_BR
dc.subjectTreinamento de estolpt_BR
dc.subjectStall recoverypt_BR
dc.subjectRecuperação de estolpt_BR
dc.subjectFSTDpt_BR
dc.subjectEstolpt_BR
dc.subjectSimulator fidelitypt_BR
dc.subjectSimuladorespt_BR
dc.subjectHigh AOApt_BR
dc.subjectAlto alfapt_BR
dc.titleEvaluation of flight simulators qualification requirements for full stall training tasks impacts on safety and industrypt_BR
dc.title.alternativeAvaliação dos impactos na indústria e na segurança de voo dos regulamentos de qualificação de simuladores para treinamento de estolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Basile, Marcelo Toledo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5244028396307968pt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671pt_BR
dc.contributor.referee1Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Bruno Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8009308835909749pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447278191420049pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoThis project, carried out in partnership with Embraer S.A., aims to address the issue of new training requirements for stall characteristics recognition in FSTD: Flight Simulation Training Device. Historically, pilot training in simulators was limited to the approach to stall and to recover from the stall warning first indication, which means the airplane was in the linear region of the lift coefficient curve. Following the occurrence of serious accidents around the world, where the crew was unable to properly identify and recover the aircraft from stall, the US Congress and Senate instituted the Public Law 111-216 - Aug. 1, 2010. This law was established as a proposal to amend the current requirement (14 CFR Part 60) and its means of compliance (Advisory Circulars), specifically AC 120-109, and to enforce full stall training in simulators, which goes beyond of the loss of lift, indirectly encouraging the challenge of modeling the non-linear behavior of the wing. The new requirement change proposal has raised a number of questions and doubts about the fidelity of the simulator and the possibility of "negative training", provoking huge debate among manufacturers, regulatory authorities, training providers and third parties. At the end of this paper, it is expected to provide an assessment of the pros and cons of this new training requirement impacts on flight safety and product development, and to account for the consequences for aircraft manufacturers.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::NORMATIZACAO E CERTIFICACAO DE QUALIDADE DE AERONAVES E COMPONENTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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