Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21965
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Fotografia e Relações Internacionais: Um Diálogo Possível? |
Título(s) alternativo(s): | Photography and International Relations: A Possible Dialogue? |
Autor(es): | Nascimento, Alanna Fernandes do |
Primeiro orientador: | Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro |
Primeiro membro da banca: | Selis, Lara Martim Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo |
Resumo: | Qual o sentido de corpos negros serem retratados na fotografia brasileira oitocentista? E nos discursos científicos de modo geral? Este questionamento é a força motriz que conduziu os caminhos dessa pesquisa sobre a história a fim de apreender discursos sobre a existência e condição do negro no Brasil desde o início da colonização até os dias atuais. As imagens fotográficas, produzidas a partir de determinados discursos, nos ajudam a entender como as identidades culturais são produzidas no seio da sociedade brasileira por meio de dispositivos construídos a fim de demarcar diferenças e imprimir desigualdades, às vezes de forma eficaz e sutil. Considerando-se a emergência das ciências e o desenvolvimento das disciplinas na modernidade, priorizando-se as Relações Internacionais, questionamos a presença – ou a ausência, ou a imagem construída nas margens – de certos sujeitos na paisagem social, nas teorias, na fotografia, inclusive como atores a serem considerados nos discursos das relações sociais e internacionais. |
Abstract: | What is the point in black bodies being portrayed in eighteenth century Brazilian photography? What about in scientific discourse in general? These questions were the driving force to lead the way of this research on history, in the quest to apprehend discourses about the existence and status of black people in Brazil from the beginnings of colonization to current days. The photos, made from certain discourses, help us understand how cultural identifies are generated in the bosom of Brazilian society through devices built to delimit differences and imprint inequalities, sometimes in a subtle and effective manner. By considering the emergence of science and the development of such themes in modernity, by prioritizing International Relations, we question the presence – or the absence, or the picture built on the margins – of certain subjects in the social landscape, in the theories, photography, as well as as actors to be considered in the discourses of social and international relations. |
Palavras-chave: | Fotografia Photography Relações Internacionais Representação Identidade Raça Discurso International Relations Discourse Portrayal Identity Race |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | NASCIMENTO, Alanna Fernandes do. Fotografia e Relações Internacionais: Um Diálogo Possível?. 2018. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21965 |
Data de defesa: | 4-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FOTOGRAFIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.