Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21965
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Fotografia e Relações Internacionais: Um Diálogo Possível?
Alternate title (s): Photography and International Relations: A Possible Dialogue?
Author: Nascimento, Alanna Fernandes do
First Advisor: Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro
First member of the Committee: Selis, Lara Martim Rodrigues
Second member of the Committee: Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo
Summary: Qual o sentido de corpos negros serem retratados na fotografia brasileira oitocentista? E nos discursos científicos de modo geral? Este questionamento é a força motriz que conduziu os caminhos dessa pesquisa sobre a história a fim de apreender discursos sobre a existência e condição do negro no Brasil desde o início da colonização até os dias atuais. As imagens fotográficas, produzidas a partir de determinados discursos, nos ajudam a entender como as identidades culturais são produzidas no seio da sociedade brasileira por meio de dispositivos construídos a fim de demarcar diferenças e imprimir desigualdades, às vezes de forma eficaz e sutil. Considerando-se a emergência das ciências e o desenvolvimento das disciplinas na modernidade, priorizando-se as Relações Internacionais, questionamos a presença – ou a ausência, ou a imagem construída nas margens – de certos sujeitos na paisagem social, nas teorias, na fotografia, inclusive como atores a serem considerados nos discursos das relações sociais e internacionais.
Abstract: What is the point in black bodies being portrayed in eighteenth century Brazilian photography? What about in scientific discourse in general? These questions were the driving force to lead the way of this research on history, in the quest to apprehend discourses about the existence and status of black people in Brazil from the beginnings of colonization to current days. The photos, made from certain discourses, help us understand how cultural identifies are generated in the bosom of Brazilian society through devices built to delimit differences and imprint inequalities, sometimes in a subtle and effective manner. By considering the emergence of science and the development of such themes in modernity, by prioritizing International Relations, we question the presence – or the absence, or the picture built on the margins – of certain subjects in the social landscape, in the theories, photography, as well as as actors to be considered in the discourses of social and international relations.
Keywords: Fotografia
Photography
Relações Internacionais
Representação
Identidade
Raça
Discurso
International Relations
Discourse
Portrayal
Identity
Race
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NASCIMENTO, Alanna Fernandes do. Fotografia e Relações Internacionais: Um Diálogo Possível?. 2018. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21965
Date of defense: 4-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FOTOGRAFIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.