Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21965
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Fotografia e Relações Internacionais: Um Diálogo Possível? |
Título (s) alternativo (s): | Photography and International Relations: A Possible Dialogue? |
Autor: | Nascimento, Alanna Fernandes do |
Primer orientador: | Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro |
Primer miembro de la banca: | Selis, Lara Martim Rodrigues |
Segundo miembro de la banca: | Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo |
Resumen: | Qual o sentido de corpos negros serem retratados na fotografia brasileira oitocentista? E nos discursos científicos de modo geral? Este questionamento é a força motriz que conduziu os caminhos dessa pesquisa sobre a história a fim de apreender discursos sobre a existência e condição do negro no Brasil desde o início da colonização até os dias atuais. As imagens fotográficas, produzidas a partir de determinados discursos, nos ajudam a entender como as identidades culturais são produzidas no seio da sociedade brasileira por meio de dispositivos construídos a fim de demarcar diferenças e imprimir desigualdades, às vezes de forma eficaz e sutil. Considerando-se a emergência das ciências e o desenvolvimento das disciplinas na modernidade, priorizando-se as Relações Internacionais, questionamos a presença – ou a ausência, ou a imagem construída nas margens – de certos sujeitos na paisagem social, nas teorias, na fotografia, inclusive como atores a serem considerados nos discursos das relações sociais e internacionais. |
Abstract: | What is the point in black bodies being portrayed in eighteenth century Brazilian photography? What about in scientific discourse in general? These questions were the driving force to lead the way of this research on history, in the quest to apprehend discourses about the existence and status of black people in Brazil from the beginnings of colonization to current days. The photos, made from certain discourses, help us understand how cultural identifies are generated in the bosom of Brazilian society through devices built to delimit differences and imprint inequalities, sometimes in a subtle and effective manner. By considering the emergence of science and the development of such themes in modernity, by prioritizing International Relations, we question the presence – or the absence, or the picture built on the margins – of certain subjects in the social landscape, in the theories, photography, as well as as actors to be considered in the discourses of social and international relations. |
Palabras clave: | Fotografia Photography Relações Internacionais Representação Identidade Raça Discurso International Relations Discourse Portrayal Identity Race |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | NASCIMENTO, Alanna Fernandes do. Fotografia e Relações Internacionais: Um Diálogo Possível?. 2018. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21965 |
Fecha de defensa: | 4-jul-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Relações Internacionais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FOTOGRAFIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.