Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21965
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Fotografia e Relações Internacionais: Um Diálogo Possível?
Título (s) alternativo (s): Photography and International Relations: A Possible Dialogue?
Autor: Nascimento, Alanna Fernandes do
Primer orientador: Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro
Primer miembro de la banca: Selis, Lara Martim Rodrigues
Segundo miembro de la banca: Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo
Resumen: Qual o sentido de corpos negros serem retratados na fotografia brasileira oitocentista? E nos discursos científicos de modo geral? Este questionamento é a força motriz que conduziu os caminhos dessa pesquisa sobre a história a fim de apreender discursos sobre a existência e condição do negro no Brasil desde o início da colonização até os dias atuais. As imagens fotográficas, produzidas a partir de determinados discursos, nos ajudam a entender como as identidades culturais são produzidas no seio da sociedade brasileira por meio de dispositivos construídos a fim de demarcar diferenças e imprimir desigualdades, às vezes de forma eficaz e sutil. Considerando-se a emergência das ciências e o desenvolvimento das disciplinas na modernidade, priorizando-se as Relações Internacionais, questionamos a presença – ou a ausência, ou a imagem construída nas margens – de certos sujeitos na paisagem social, nas teorias, na fotografia, inclusive como atores a serem considerados nos discursos das relações sociais e internacionais.
Abstract: What is the point in black bodies being portrayed in eighteenth century Brazilian photography? What about in scientific discourse in general? These questions were the driving force to lead the way of this research on history, in the quest to apprehend discourses about the existence and status of black people in Brazil from the beginnings of colonization to current days. The photos, made from certain discourses, help us understand how cultural identifies are generated in the bosom of Brazilian society through devices built to delimit differences and imprint inequalities, sometimes in a subtle and effective manner. By considering the emergence of science and the development of such themes in modernity, by prioritizing International Relations, we question the presence – or the absence, or the picture built on the margins – of certain subjects in the social landscape, in the theories, photography, as well as as actors to be considered in the discourses of social and international relations.
Palabras clave: Fotografia
Photography
Relações Internacionais
Representação
Identidade
Raça
Discurso
International Relations
Discourse
Portrayal
Identity
Race
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NASCIMENTO, Alanna Fernandes do. Fotografia e Relações Internacionais: Um Diálogo Possível?. 2018. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21965
Fecha de defensa: 4-jul-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FOTOGRAFIA RELAÇÕES INTERNACIONAIS.pdf1.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.