Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21749
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Projeto e análise de um sistema híbrido para veículos de carga |
Título(s) alternativo(s): | Research and development of a hybrid system for heavy-duty trucks |
Autor(es): | Silva, Breno Pinheiro |
Primeiro orientador: | Guarato, Alexandre Zuquete |
Primeiro membro da banca: | Borges, José Antônio Ferreira |
Segundo membro da banca: | Trevilato, Thales Renato Bertolazzo |
Resumo: | A logística rodoviária é o setor de maior importância no cenário do transporte nacional. Não obstante, atualmente representa um dos entraves para o desenvolvimento do país, dado seus altos custos - inerentes a esse modal rodoviário – e à má infraestrutura interna. Diante desse contexto, o presente trabalho trata do estudo e desenvolvimento de um sistema híbrido para ser instalado em caminhões leves e pesados cuja função é regenerar a energia despendida na frenagem e, assim, trazer mais eficiência ao processo logístico. A análise parte da energia dispendida na frenagem do veículo de carga e avalia quais os requisitos que o sistema mecânico elétrico deve alcançar para apresentar uma capacidade realista de regeneração de energia. O estudo é elaborado através de um programa computacional que estima as forças e energias envolvidas durante o movimento dos modelos de caminhão propostos. Após a obtenção de resultados poder-se-á concluir que o sistema não é viável devido a uma série fatores (como o alto custo de aquisição dos equipamentos elétricos, a baixa captação de energia e consequentemente baixo retorno financeiro, entre outros). Como será visto, o sistema proposto mostrou ter viabilidade técnica, ausente, porém, de viabilidade financeira. Cumpre destacar que os sistemas híbridos e elétricos têm muitos benefícios e sem dúvidas serão os mais empregados nos veículos em um futuro próximo. Para isso, exige-se maior desenvolvimento técnico industrial, o que possibilita o barateamento do custo das máquinas elétricas, o ponto de, futuramente, o sistema híbrido se tornar viável para todos os operadores de logística nacionais. |
Abstract: | The road logistics it’s a vital sector for transportation in Brazil. Although currently this transportation mode represents one of the bottlenecks for the country’s development, giving the high costs – intrinsic of this transportation mode – and the poor infrastructure. In light of this concept, the present work cover the study and development of a hybrid system to be installed in light and heavy-duty trucks whose function is to regenerate the waste energy of braking, and so increase the energy efficiency. The review first sets out the wasted energy in braking and then evaluate which requirements the mechanical and electrical system must achieve to ensure a realistic capacity of restoring energy. The study is drafted through a computational program which estimate’s the forces and energies during the movement of a truck. After the test results it can be concluded that the system is not feasible due to a series of factors (like the high acquisition cost for electrical equipment, low recharge rate and as a consequence, low financial return). As will be later verified, the proposed system has demonstrated technical feasibility, but low financial viability. It’s important to highlight that the hybrid systems and electrical has many benefits and without doubts they will be the most popular system in automotive applications. In this regard, require more technical development that enables lower costs of electrical machines, witch in the future, they will be available to all logistics players. |
Palavras-chave: | Híbrido Elétrico Eletric Hybrid Eficiência Energética Energy Efficiency Caminhão Heavy-Duty Truck Logística Rodoviária Road Logistics |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::APROVEITAMENTO DE ENERGIA CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::FUNDAMENTOS GERAIS DE PROJETOS DAS MAQUINAS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Breno Pinheiro. Projeto e análise de um sistema híbrido para veículos de carga . 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21749 |
Data de defesa: | 19-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProjetoAnáliseSistema.pdf | 7.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.