Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21749
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Projeto e análise de um sistema híbrido para veículos de carga
Título (s) alternativo (s): Research and development of a hybrid system for heavy-duty trucks
Autor: Silva, Breno Pinheiro
Primer orientador: Guarato, Alexandre Zuquete
Primer miembro de la banca: Borges, José Antônio Ferreira
Segundo miembro de la banca: Trevilato, Thales Renato Bertolazzo
Resumen: A logística rodoviária é o setor de maior importância no cenário do transporte nacional. Não obstante, atualmente representa um dos entraves para o desenvolvimento do país, dado seus altos custos - inerentes a esse modal rodoviário – e à má infraestrutura interna. Diante desse contexto, o presente trabalho trata do estudo e desenvolvimento de um sistema híbrido para ser instalado em caminhões leves e pesados cuja função é regenerar a energia despendida na frenagem e, assim, trazer mais eficiência ao processo logístico. A análise parte da energia dispendida na frenagem do veículo de carga e avalia quais os requisitos que o sistema mecânico elétrico deve alcançar para apresentar uma capacidade realista de regeneração de energia. O estudo é elaborado através de um programa computacional que estima as forças e energias envolvidas durante o movimento dos modelos de caminhão propostos. Após a obtenção de resultados poder-se-á concluir que o sistema não é viável devido a uma série fatores (como o alto custo de aquisição dos equipamentos elétricos, a baixa captação de energia e consequentemente baixo retorno financeiro, entre outros). Como será visto, o sistema proposto mostrou ter viabilidade técnica, ausente, porém, de viabilidade financeira. Cumpre destacar que os sistemas híbridos e elétricos têm muitos benefícios e sem dúvidas serão os mais empregados nos veículos em um futuro próximo. Para isso, exige-se maior desenvolvimento técnico industrial, o que possibilita o barateamento do custo das máquinas elétricas, o ponto de, futuramente, o sistema híbrido se tornar viável para todos os operadores de logística nacionais.
Abstract: The road logistics it’s a vital sector for transportation in Brazil. Although currently this transportation mode represents one of the bottlenecks for the country’s development, giving the high costs – intrinsic of this transportation mode – and the poor infrastructure. In light of this concept, the present work cover the study and development of a hybrid system to be installed in light and heavy-duty trucks whose function is to regenerate the waste energy of braking, and so increase the energy efficiency. The review first sets out the wasted energy in braking and then evaluate which requirements the mechanical and electrical system must achieve to ensure a realistic capacity of restoring energy. The study is drafted through a computational program which estimate’s the forces and energies during the movement of a truck. After the test results it can be concluded that the system is not feasible due to a series of factors (like the high acquisition cost for electrical equipment, low recharge rate and as a consequence, low financial return). As will be later verified, the proposed system has demonstrated technical feasibility, but low financial viability. It’s important to highlight that the hybrid systems and electrical has many benefits and without doubts they will be the most popular system in automotive applications. In this regard, require more technical development that enables lower costs of electrical machines, witch in the future, they will be available to all logistics players.
Palabras clave: Híbrido Elétrico
Eletric Hybrid
Eficiência Energética
Energy Efficiency
Caminhão
Heavy-Duty Truck
Logística Rodoviária
Road Logistics
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::APROVEITAMENTO DE ENERGIA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::FUNDAMENTOS GERAIS DE PROJETOS DAS MAQUINAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Breno Pinheiro. Projeto e análise de um sistema híbrido para veículos de carga . 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21749
Fecha de defensa: 19-jun-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProjetoAnáliseSistema.pdf7.99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.