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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Breno Pinheiro-
dc.date.accessioned2018-07-09T11:25:25Z-
dc.date.available2018-07-09T11:25:25Z-
dc.date.issued2018-06-19-
dc.identifier.citationSILVA, Breno Pinheiro. Projeto e análise de um sistema híbrido para veículos de carga . 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21749-
dc.description.abstractThe road logistics it’s a vital sector for transportation in Brazil. Although currently this transportation mode represents one of the bottlenecks for the country’s development, giving the high costs – intrinsic of this transportation mode – and the poor infrastructure. In light of this concept, the present work cover the study and development of a hybrid system to be installed in light and heavy-duty trucks whose function is to regenerate the waste energy of braking, and so increase the energy efficiency. The review first sets out the wasted energy in braking and then evaluate which requirements the mechanical and electrical system must achieve to ensure a realistic capacity of restoring energy. The study is drafted through a computational program which estimate’s the forces and energies during the movement of a truck. After the test results it can be concluded that the system is not feasible due to a series of factors (like the high acquisition cost for electrical equipment, low recharge rate and as a consequence, low financial return). As will be later verified, the proposed system has demonstrated technical feasibility, but low financial viability. It’s important to highlight that the hybrid systems and electrical has many benefits and without doubts they will be the most popular system in automotive applications. In this regard, require more technical development that enables lower costs of electrical machines, witch in the future, they will be available to all logistics players.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHíbrido Elétricopt_BR
dc.subjectEletric Hybridpt_BR
dc.subjectEficiência Energéticapt_BR
dc.subjectEnergy Efficiencypt_BR
dc.subjectCaminhãopt_BR
dc.subjectHeavy-Duty Truckpt_BR
dc.subjectLogística Rodoviáriapt_BR
dc.subjectRoad Logisticspt_BR
dc.titleProjeto e análise de um sistema híbrido para veículos de cargapt_BR
dc.title.alternativeResearch and development of a hybrid system for heavy-duty truckspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guarato, Alexandre Zuquete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8624015415156921pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, José Antônio Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293795056444646pt_BR
dc.contributor.referee2Trevilato, Thales Renato Bertolazzo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616590496690465pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9999531388552198pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA logística rodoviária é o setor de maior importância no cenário do transporte nacional. Não obstante, atualmente representa um dos entraves para o desenvolvimento do país, dado seus altos custos - inerentes a esse modal rodoviário – e à má infraestrutura interna. Diante desse contexto, o presente trabalho trata do estudo e desenvolvimento de um sistema híbrido para ser instalado em caminhões leves e pesados cuja função é regenerar a energia despendida na frenagem e, assim, trazer mais eficiência ao processo logístico. A análise parte da energia dispendida na frenagem do veículo de carga e avalia quais os requisitos que o sistema mecânico elétrico deve alcançar para apresentar uma capacidade realista de regeneração de energia. O estudo é elaborado através de um programa computacional que estima as forças e energias envolvidas durante o movimento dos modelos de caminhão propostos. Após a obtenção de resultados poder-se-á concluir que o sistema não é viável devido a uma série fatores (como o alto custo de aquisição dos equipamentos elétricos, a baixa captação de energia e consequentemente baixo retorno financeiro, entre outros). Como será visto, o sistema proposto mostrou ter viabilidade técnica, ausente, porém, de viabilidade financeira. Cumpre destacar que os sistemas híbridos e elétricos têm muitos benefícios e sem dúvidas serão os mais empregados nos veículos em um futuro próximo. Para isso, exige-se maior desenvolvimento técnico industrial, o que possibilita o barateamento do custo das máquinas elétricas, o ponto de, futuramente, o sistema híbrido se tornar viável para todos os operadores de logística nacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration84pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::APROVEITAMENTO DE ENERGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::FUNDAMENTOS GERAIS DE PROJETOS DAS MAQUINASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

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