Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21552
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A relevância da carga irrelevante: princípios básicos de aprendizagem com multimeios na educação corporativa
Título(s) alternativo(s): Importance of extraneous cognitive load: basic principles of multimedia learning in corporate education
Autor(es): Fernandes, Tassiana
Primeiro orientador: Mendes, Elise Barbosa
Primeiro membro da banca: Takahashi, Eduardo Kojy
Segundo membro da banca: Silva, Juarez Bento da
Resumo: Em tempos de aceleração de meios tecnológicos digitais, está cada vez mais comum usar a internet para ensinar a distância. Isso se vê especialmente no meio corporativo, que emprega materiais didáticos digitais para treinamentos curtos. Ora, projetar material instrucional não é tarefa que se faz a esmo. Para promover um ambiente potencial à aprendizagem em longo prazo, um dos primeiros passos é compreender a mente humana durante aprendizagem com multimeios. São recentes os estudos sobre aprendizagem com multimeios, dentre eles, a questão da sobrecarga cognitiva. Dessa forma, as corporações, no geral, não têm empregado estes princípios na elaboração de seus desenhos instrucionais. Assim, faz-se necessário compreender como aplicar de forma prática e efetiva os princípios básicos de multimeios no desenho instrucional do e-learning corporativo. A partir desta problemática, a pesquisa tem como objetivo principal proporcionar aos desenhistas instrucionais meios práticos de aplicação dos princípios básicos de aprendizagem com multimeios, com vistas à redução da sobrecarga irrelevante na elaboração de seus materiais corporativos a distância. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os princípios básicos de aprendizagem com multimeios referentes à redução da carga irrelevante. Os princípios são: coerência, redundância, sinalização, contiguidade espacial, contiguidade temporal. Por meio de abordagem qualitativa, foram identificadas categorias de análise de princípios básicos de multimeios para redução da carga irrelevante na memória de trabalho. Por interpretação inferencial, foram analisados dois programas de e-learning corporativo, em relação aos seus objetivos de aprendizagem e à aplicação de princípios básicos de multimeios. De posse dos dados, foi gerado um produto, o guia prático de desenho instrucional, destinado a profissionais que elaboram material para o ambiente corporativo, com o propósito de auxiliá-los na criação de cursos, de modo a reduzir a sobrecarga cognitiva gerada pelo excesso de informação. Palavras-chave: Aprendizagem com multimeios. Sobrecarga cognitiva. Desenho instrucional. E-learning corporativo.
Abstract: In a context of fast changing technological digital media, distance learning through internet becomes more and more common. This is especially clear in corporate environment, where digital teaching materials are used for short training sessions. However, a learning material should be carefully presented. To foster an environment good for long term learning, the first step is to understand the human mind in a multimedia learning situation. Studies on multimedia learning are recent, including the ones on high levels of cognitive load. Corporations overall, though, do not apply the multimedia learning principles to their instructional designs. Thus, it is necessary to understand how feasibly and effectively to apply the basic multimedia principles to the instructional design of corporate e-learning. Based on this matter, the research aims mainly to provide instructional designers with the practical means of applying the basic principles of multimedia learning, in order to reduce extraneous cognitive load in designing corporate e-learning material. For this reason, a bibliographic survey was carried out on the basic principles of multimedia learning applied to reducing the extraneous cognitive load. The principles are: coherence, redundancy, signaling, spatial contiguity and temporal contiguity. A qualitative research approach was used to identify the categories of analysis of basic principles of multimedia learning for reducing the extraneous cognitive load in working memory. By means of inferential interpretation, two corporate e-learning programs were analyzed regarding their learning objectives and their use of the basic principles of multimedia learning. The data resulted in the practical guide for instructional design, a product addressed to professionals who produce material for corporate environment to help them to design courses and to reduce the high level of cognitive load caused by excess of information. Keywords: Multimedia learning. High levels of cognitive load. Instructional design. Corporate e-learning.
Palavras-chave: Aprendizagem com multimeios
Sobrecarga cognitiva
Desenho instrucional
E-learning corporativo
Multimedia learning
High levels of cognitive load
Instructional design
Corporate e-learning
Educação - Inovações tecnológicas
Aprendizagem - Multimídia interativa
Educação
Mídia digital - Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: FERNANDES, Tassiana. A relevância da carga irrelevante: princípios básicos de aprendizagem com multimeios na educação corporativa. - Uberlândia. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.513
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.513
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21552
Data de defesa: 26-Fev-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelevanciaCargaIrrelevante.pdf8.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.