Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21552
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Tassiana-
dc.date.accessioned2018-06-19T14:06:44Z-
dc.date.available2018-06-19T14:06:44Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.citationFERNANDES, Tassiana. A relevância da carga irrelevante: princípios básicos de aprendizagem com multimeios na educação corporativa. - Uberlândia. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.513pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21552-
dc.description.abstractIn a context of fast changing technological digital media, distance learning through internet becomes more and more common. This is especially clear in corporate environment, where digital teaching materials are used for short training sessions. However, a learning material should be carefully presented. To foster an environment good for long term learning, the first step is to understand the human mind in a multimedia learning situation. Studies on multimedia learning are recent, including the ones on high levels of cognitive load. Corporations overall, though, do not apply the multimedia learning principles to their instructional designs. Thus, it is necessary to understand how feasibly and effectively to apply the basic multimedia principles to the instructional design of corporate e-learning. Based on this matter, the research aims mainly to provide instructional designers with the practical means of applying the basic principles of multimedia learning, in order to reduce extraneous cognitive load in designing corporate e-learning material. For this reason, a bibliographic survey was carried out on the basic principles of multimedia learning applied to reducing the extraneous cognitive load. The principles are: coherence, redundancy, signaling, spatial contiguity and temporal contiguity. A qualitative research approach was used to identify the categories of analysis of basic principles of multimedia learning for reducing the extraneous cognitive load in working memory. By means of inferential interpretation, two corporate e-learning programs were analyzed regarding their learning objectives and their use of the basic principles of multimedia learning. The data resulted in the practical guide for instructional design, a product addressed to professionals who produce material for corporate environment to help them to design courses and to reduce the high level of cognitive load caused by excess of information. Keywords: Multimedia learning. High levels of cognitive load. Instructional design. Corporate e-learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem com multimeiospt_BR
dc.subjectSobrecarga cognitivapt_BR
dc.subjectDesenho instrucionalpt_BR
dc.subjectE-learning corporativopt_BR
dc.subjectMultimedia learningpt_BR
dc.subjectHigh levels of cognitive loadpt_BR
dc.subjectInstructional designpt_BR
dc.subjectCorporate e-learningpt_BR
dc.subjectEducação - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Multimídia interativapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMídia digital - Aprendizagempt_BR
dc.titleA relevância da carga irrelevante: princípios básicos de aprendizagem com multimeios na educação corporativapt_BR
dc.title.alternativeImportance of extraneous cognitive load: basic principles of multimedia learning in corporate educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Elise Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6634666752905869pt_BR
dc.contributor.referee1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027325194674806pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Juarez Bento da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1594563006260546pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1391856921499197pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEm tempos de aceleração de meios tecnológicos digitais, está cada vez mais comum usar a internet para ensinar a distância. Isso se vê especialmente no meio corporativo, que emprega materiais didáticos digitais para treinamentos curtos. Ora, projetar material instrucional não é tarefa que se faz a esmo. Para promover um ambiente potencial à aprendizagem em longo prazo, um dos primeiros passos é compreender a mente humana durante aprendizagem com multimeios. São recentes os estudos sobre aprendizagem com multimeios, dentre eles, a questão da sobrecarga cognitiva. Dessa forma, as corporações, no geral, não têm empregado estes princípios na elaboração de seus desenhos instrucionais. Assim, faz-se necessário compreender como aplicar de forma prática e efetiva os princípios básicos de multimeios no desenho instrucional do e-learning corporativo. A partir desta problemática, a pesquisa tem como objetivo principal proporcionar aos desenhistas instrucionais meios práticos de aplicação dos princípios básicos de aprendizagem com multimeios, com vistas à redução da sobrecarga irrelevante na elaboração de seus materiais corporativos a distância. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre os princípios básicos de aprendizagem com multimeios referentes à redução da carga irrelevante. Os princípios são: coerência, redundância, sinalização, contiguidade espacial, contiguidade temporal. Por meio de abordagem qualitativa, foram identificadas categorias de análise de princípios básicos de multimeios para redução da carga irrelevante na memória de trabalho. Por interpretação inferencial, foram analisados dois programas de e-learning corporativo, em relação aos seus objetivos de aprendizagem e à aplicação de princípios básicos de multimeios. De posse dos dados, foi gerado um produto, o guia prático de desenho instrucional, destinado a profissionais que elaboram material para o ambiente corporativo, com o propósito de auxiliá-los na criação de cursos, de modo a reduzir a sobrecarga cognitiva gerada pelo excesso de informação. Palavras-chave: Aprendizagem com multimeios. Sobrecarga cognitiva. Desenho instrucional. E-learning corporativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration113pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.513pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelevanciaCargaIrrelevante.pdf8.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.