Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21499
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Docência na educação superior: concepções de professores que ensinam Matemática: 2014 à 2018
Título(s) alternativo(s): Teaching in Higher Education: Conceptions of Teachers Teaching Mathematics
Autor(es): Arantes, Margareth Gomes Rosa
Primeiro orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Segundo membro da banca: Carvalho, Luciana Beatriz de O. Bar de
Terceiro membro da banca: Netto, Mário Borges
Quarto membro da banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Quinto membro da banca: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Resumo: Esta pesquisa investigou a realidade dos professores de Matemática quanto à sua formação profissional, a seus saberes docentes e ao processo de ensino-aprendizagem do ensino superior, com finalidade de estudar, analisar, sistematizar e descrever as concepções sobre o ensino e a aprendizagem que norteiam o pensamento e a prática dos professores que ministram aulas de Matemática na Educação Superior. A trajetória percorrida nesta tese tem cunho quantitativo dando suporte para uma análise qualitativa, deixando afirmada a solidez da pesquisa. Foram utilizados questionários aplicados a 21 professores colaboradores de 05 instituições da região sul de Goiás, evidenciando três categorias: Formação profissional, Saberes Docentes e Concepções do Processo de Ensino e Aprendizagem. Com os dados obtidos foi realizada uma análise estatística para demonstrar os resultados e, para elucidá-los, fundamentou-se nos autores Bassanezi (2011), Demo (2004), Fiorentini (1995), Gatti (2007), Malusá (2003), Masetto (2012), Oliveira (2009), Saviani (2010), Severino (2008), Tardif (2014), Zabalza (2004), dentre outros. Nos resultados ficou revelado que os sujeitos pesquisados valorizam a formação profissional e seus saberes, os saberes disciplinares, os saberes curriculares e os saberes experienciais. No processo de ensino e aprendizagem, os docentes pesquisados ficam indecisos em conceber novas situações permanecendo de forma cômoda no ensino e demonstram dificuldade de perceber o aluno como “Ser humano” e criar novas metodologias centradas na aprendizagem deste estudante. Por fim, nesta tese, sugere-se uma alternativa metodológica que demonstra uma nova possibilidade de ministrar aulas no Ensino Superior - Modelagem Matemática, que estabelece uma relação crítica na formação profissional dos professores e seus saberes e um modo inovador e criativo voltado para a aprendizagem dos alunos.
Abstract: This research investigated the reality of the Mathematics teachers, their professional qualification, their teacher knowledge and the teaching-learning process of higher education, with the purpose of studying, analyzing, systematize and describe the conceptions about the teaching and learning that guide the thought and the practice of the mathematics teachers of the higher education. The trajectory coursed in this thesis has a quantitative character giving support to a qualitative analysis, leaving affirmed the solidity of the research. It was used questionnaires applied to 21 contributing teachers of 05 institutions of the south region of Goias, highlighting three categories: Professional Formation, Teachers knowledge and Conceptions of the Teaching and Learning Process. With the obtained data it was realized a statistical analysis to demonstrate the results and, to elucidate them, was based on the authors Bassanezi (2011), Demo (2004), Fiorentini (1995), Gatti (2007), Malusá (2003), Masetto (2012), Oliveira (2009), Saviani (2010), Severino (2008), Tardif (2014), Zabalza (2004), among others. The results revealed that the subjects researched value the professional formation and its knowledge, the disciplinary knowledge, the curricular knowledge and the experiential knowledge. In the process of teaching and learning the researched teachers are hesitant to conceive of new situations by remaining comfortable in teaching and demonstrate difficulty in perceiving the student as “Humans Beings” and create new methodologies focused in the learning of this student. Finally, this these suggests a methodological alternative which demonstrates a new possibility to teach in the higher education – Mathematical Modeling which establish a critical relation in the teachers professional qualification and their knowledge and a new and creative way aimed at students learning.
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Formação Profissional
Ensino Superior
Saberes Docentes.
Ensino e Aprendizagem
Professores - Formação
Educação
Estudo e ensino (Superior)
Ensino e aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: ARANTES, Margareth Gomes Rosa. Docência na educação superior: concepções de professores que ensinam Matemática: 2014 à 2018. 2018. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.304
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.304
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21499
Data de defesa: 16-Mar-2018
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DocenciaEducacaoSuperior.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.