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dc.creatorArantes, Margareth Gomes Rosa-
dc.date.accessioned2018-06-12T12:30:40Z-
dc.date.available2018-06-12T12:30:40Z-
dc.date.issued2018-03-16-
dc.identifier.citationARANTES, Margareth Gomes Rosa. Docência na educação superior: concepções de professores que ensinam Matemática: 2014 à 2018. 2018. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.304pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21499-
dc.description.abstractThis research investigated the reality of the Mathematics teachers, their professional qualification, their teacher knowledge and the teaching-learning process of higher education, with the purpose of studying, analyzing, systematize and describe the conceptions about the teaching and learning that guide the thought and the practice of the mathematics teachers of the higher education. The trajectory coursed in this thesis has a quantitative character giving support to a qualitative analysis, leaving affirmed the solidity of the research. It was used questionnaires applied to 21 contributing teachers of 05 institutions of the south region of Goias, highlighting three categories: Professional Formation, Teachers knowledge and Conceptions of the Teaching and Learning Process. With the obtained data it was realized a statistical analysis to demonstrate the results and, to elucidate them, was based on the authors Bassanezi (2011), Demo (2004), Fiorentini (1995), Gatti (2007), Malusá (2003), Masetto (2012), Oliveira (2009), Saviani (2010), Severino (2008), Tardif (2014), Zabalza (2004), among others. The results revealed that the subjects researched value the professional formation and its knowledge, the disciplinary knowledge, the curricular knowledge and the experiential knowledge. In the process of teaching and learning the researched teachers are hesitant to conceive of new situations by remaining comfortable in teaching and demonstrate difficulty in perceiving the student as “Humans Beings” and create new methodologies focused in the learning of this student. Finally, this these suggests a methodological alternative which demonstrates a new possibility to teach in the higher education – Mathematical Modeling which establish a critical relation in the teachers professional qualification and their knowledge and a new and creative way aimed at students learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectSaberes Docentes.pt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleDocência na educação superior: concepções de professores que ensinam Matemática: 2014 à 2018pt_BR
dc.title.alternativeTeaching in Higher Education: Conceptions of Teachers Teaching Mathematicspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.referee2Carvalho, Luciana Beatriz de O. Bar de-
dc.contributor.referee3Netto, Mário Borges-
dc.contributor.referee4Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee5Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464353350115411pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a realidade dos professores de Matemática quanto à sua formação profissional, a seus saberes docentes e ao processo de ensino-aprendizagem do ensino superior, com finalidade de estudar, analisar, sistematizar e descrever as concepções sobre o ensino e a aprendizagem que norteiam o pensamento e a prática dos professores que ministram aulas de Matemática na Educação Superior. A trajetória percorrida nesta tese tem cunho quantitativo dando suporte para uma análise qualitativa, deixando afirmada a solidez da pesquisa. Foram utilizados questionários aplicados a 21 professores colaboradores de 05 instituições da região sul de Goiás, evidenciando três categorias: Formação profissional, Saberes Docentes e Concepções do Processo de Ensino e Aprendizagem. Com os dados obtidos foi realizada uma análise estatística para demonstrar os resultados e, para elucidá-los, fundamentou-se nos autores Bassanezi (2011), Demo (2004), Fiorentini (1995), Gatti (2007), Malusá (2003), Masetto (2012), Oliveira (2009), Saviani (2010), Severino (2008), Tardif (2014), Zabalza (2004), dentre outros. Nos resultados ficou revelado que os sujeitos pesquisados valorizam a formação profissional e seus saberes, os saberes disciplinares, os saberes curriculares e os saberes experienciais. No processo de ensino e aprendizagem, os docentes pesquisados ficam indecisos em conceber novas situações permanecendo de forma cômoda no ensino e demonstram dificuldade de perceber o aluno como “Ser humano” e criar novas metodologias centradas na aprendizagem deste estudante. Por fim, nesta tese, sugere-se uma alternativa metodológica que demonstra uma nova possibilidade de ministrar aulas no Ensino Superior - Modelagem Matemática, que estabelece uma relação crítica na formação profissional dos professores e seus saberes e um modo inovador e criativo voltado para a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration190pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.304pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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