Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21485
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Política linguística e o ensino de língua portuguesa no contexto do ensino médio brasileiro
Título (s) alternativo (s): Linguistic policy and the teaching of Portuguese language in the context of the Brazilian high school
Autor: Guarda, Talita Aparecida
Primer orientador: Freitas, Alice Cunha de
Primer miembro de la banca: Silva, Luciana Cristina da
Segundo miembro de la banca: Moraes, Waldenor Barros
Resumen: O objetivo geral deste trabalho foi investigar as concepções dos professores sobre o ensino de língua materna e sua relação com a política linguística no contexto do Ensino Médio de uma cidade do norte de Minas Gerais. Mais especificamente verificamos quais são as representações de língua portuguesa construídas por esses professores, e como elas se relacionam com as questões de política linguística no contexto de ensino de escolas das redes pública e particular. Para tanto, a opção metodológica foi de caráter exploratório de natureza qualitativa e interpretativista. Tentamos, na presente pesquisa, responder as seguintes questões: Quais são as representações sobre a Língua portuguesa construídas por professores do Ensino Médio, no contexto de ensino de escolas pública e particular?; Quais são os possíveis impactos dessas representações que podem ser percebidos no contexto de ensino de Língua Portuguesa?; Quais as expectativas dos professores com relação às políticas linguísticas adotadas no ensino de Língua Portuguesa no Brasil?; O que pode ser percebido em relação à política linguística adotada para o ensino de língua portuguesa no âmbito da escola regular, no contexto investigado?. A discussão dos dados foi amparada no arcabouço teórico da Linguística Crítica e da Pragmática. Para a coleta de dados foram feitas entrevistas com quatro professores da rede pública e da rede particular de uma cidade do norte de Minas Gerais. Refletimos, nesse trabalho, sobre as representações do ensino de Língua Portuguesa e como este ensino vem acontecendo no contexto das escolas pesquisadas. Refletimos, também, sobre o conceito de política linguística e qual a visão dos professores a respeito dessa política. A hipótese que guiou este trabalho pareceu se confirmar, ao menos no que se refere às instituições investigadas, uma vez que foi verificado que há uma ênfase maior ao ensino de língua focado na tradição gramatical, evidenciando a Língua-Padrão como a única correta, deixando de lado as demais variantes. No que se refere à política linguística, verificou-se que ainda falta uma política linguística consistente que abarque a realidade linguística do nosso país. O trabalho evidenciou a necessidade de este tema ser amplamente divulgado nas universidades, nos cursos de graduação e de pós-graduação, pois muitos professores ainda não possuem familiaridade com este assunto.
Abstract: The aim of this work was to investigate teacher’s conceptions about first language teaching and its relation with language policies in High School context in a city in the north of Minas Gerais. More specifically, we verify the Brazilian Portuguese language representations constructed by these teachers, and how they relate to language policies issues in the context of teaching in public and private schools. Therefore, we chose a qualitative and interpretative exploratory research method. In this paper, we attempt to answer the following questions: What are the representations about the Brazilian Portuguese language constructed by high school teachers in the public and private schools´ context?; What are the possible impacts of those representations that can be found in the context of Brazilian Portuguese language teaching?; What are the teachers' expectations regarding Brazilian Portuguese teaching policies adopted in Brazil?; What can be perceived in regular school Brazilian Portuguese teaching in the investigated context, concerning language policies? The data discussion was supported by Critical Linguistics and Pragmatics theoretical framework. For data collection, interviews were conducted with four teachers from a public school and a private school of a city in the north of Minas Gerais. On this work we discuss Brazilian Portuguese language teaching representations and how this teaching occurs in the context of the investigated schools. We also discuss the concept of language policies and the teachers' view of this policy. The hypothesis that guided this work seemed to be confirmed, at least regarding the institutions investigated, since it was verified that there is a greater emphasis on language teaching focused on the grammatical tradition, establishing the Standard Language as the only correct one, putting aside other variants. As far as language policy is concerned, there has been a lack of consistent language policies that encompasses the linguistic reality of our country. The work evidenced the need for this theme to be widely disseminated in universities, undergraduate and postgraduate courses, since many teachers are not yet familiar with this subject.
Palabras clave: Políticas linguísticas
Ensino
Língua portuguesa
Language policies
Teaching
Brazilian Portuguese language
Linguística
Língua portuguesa ( ensino médio) - Estudo e ensino
Professores de português - Formação
Pesquisa - ação em educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Cita: GUARDA, Talita Aparecida da. Política linguística e o ensino de língua portuguesa no contexto do ensino médio brasileiro. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.409
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.409
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21485
Fecha de defensa: 3-jul-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PoliticaLiguisticaEnsino.pdfDissertação1.22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.