Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21452
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Openmedia: Plano de Aplicação de Plataforma para Valorização da Mídia Local
Título (s) alternativo (s): Openmedia: Application Plan for Valorization of Local Media Platform
Autor: Bei, Luis Henrique
Primer orientador: Venancio, Rafael Duarte Oliveira
Primer miembro de la banca: Araújo, Marcelo Marques de
Segundo miembro de la banca: Lima, Fábia Pereira
Resumen: O presente Relatório Técnico-Científico propõe uma ferramenta para reduzir uma fragilidade presente do mercado publicitário, que é a dificuldade de compreensão da real efetividade de veículos de comunicação locais que são, na maioria das vezes, empresas pequenas comparadas aos grandes conglomerados de mídia. Após levantamento do número de emissoras de rádio e de televisão de um recorte geográfico específico foi possível compreender um padrão de relação direta entre o número de emissoras e de habitantes das cidades. Paralelamente, a revisão teórica efetuada demonstra a importância e a relevância da mídia local para os indivíduos que são impactados por ela. Com esses dados iniciais, justifica-se o desenvolvimento de um plano de aplicação teórico da ferramenta que será um website que vai atuar como plataforma para os veículos locais serem encontrados e contratados por grandes anunciantes. Esses veículos serão classificados tanto por raio geográfico de atuação como por sua efetividade local, aferido por uma parcela da população local, que seriam os usuários da plataforma (estimulados por prêmios, gamificação e outros elementos). Como resultados esperados constatou-se que a plataforma poderia ser uma ferramenta para estimular que os orçamentos de publicidade de grandes empresas fossem distribuídos também para as pequenas empresas de mídia proporcionando assim meios para o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura local.
Abstract: This Technical-Scientific Report proposes a tool to reduce a present gap of the advertising market, which is the difficulty of understanding the real effectiveness of local communication vehicles that are, in most cases, small companies compared to the large media conglomerates. After surveying the number of radio and television stations of a specific geographic cut, it was possible to understand a pattern of direct relationship between the number of broadcasters and city dwellers. In parallel, the theoretical review carried out demonstrates the importance and relevance of local media for individuals who are impacted by it. With this initial data, it is justified the development of a theoretical application plan of the tool that will be a website that will act as a platform for local vehicles to be found and contracted by large advertisers. These vehicles will be classified by geographic range of action and by their local effectiveness, measured by a portion of the local population, which would be the users of the platform (stimulated by prizes, gamification and other elements). As expected results, it was found that the platform could be a tool to stimulate the advertising budgets of large companies to be distributed also to small media companies, thus providing a means for the economic development and appreciation of the local culture.
Palabras clave: Mercado Publicitário
Tecnologias da Informação e Comunicação
Mídias Sociais
Advertising Market
Information and Communication Technologies
Social Media
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: BEI, Luis Henrique. Openmedia: Plano de Aplicação de Plataforma para Valorização da Mídia Local - Uberlândia. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.29
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.29
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21452
Fecha de defensa: 5-dic-2017
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OpenmediaPlanoAplicacao.pdfDissertação6.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.