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dc.creatorNeme, Glaucia Guimarães de Souza-
dc.date.accessioned2018-05-15T11:58:50Z-
dc.date.available2018-05-15T11:58:50Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationNEME, Gláucia Guimarães de Souza. Estudo epidemiológico dos agravos à saúde prevalentes em docentes do ensino superior no Brasil. 2017.109 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.499pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21345-
dc.description.abstractThe present research aimed to identify the main health problems affecting university teachers of brazilian higher education institutions, as well as to identify the interference of the work environment to the sickness of the professional under study. Initially, a systematic review was carried out to understand the national panorama of the health problems of university professors of higher education institutions, public and private, through a survey of the literature published in this respect, between the years 2000 and 2016. From the systematic review, it was decided to present the work of completing the master's degree in the perspective of the equivalent work model, constituting this study article 1, entitled - The precariousness of teaching work and the health of university professors: a review systematic. At the same time, a questionnaire was applied to university professors of a Brazilian Federal University, aiming to describe characteristics of the teaching career, sociodemographic, anthropometric, life habits and pathological antecedents, as well as to investigate the tendency towards the development of common mental disorders and the factors of work organization, potentially involved, thus producing article 2, through the results of this research, entitled - Prevalence and factors related to common mental disorders among university professors of a Brazilian Federal University, 2016.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia da saúdept_BR
dc.subjectSaúde e trabalhopt_BR
dc.subjectProfessores universitários - doenças mentaispt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectRiscos ocupacionaispt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectTranstornos mentaispt_BR
dc.subjectUniversity professorspt_BR
dc.subjectOccupational riskspt_BR
dc.subjectWorker's healthpt_BR
dc.subjectMental disorderspt_BR
dc.titleEstudo epidemiológico dos agravos à saúde prevalentes em docentes do ensino superior no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEpidemiological study of health problems prevalent in higher education teachers in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Limongi, Jean Ezequiel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701822A9pt_BR
dc.contributor.referee1Bonito, Rosuita Frattari-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704378302627284pt_BR
dc.contributor.referee2Simon, Crisitiane Paulin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753912A2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768604T6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou apontar os principais agravos à saúde que acometem os docentes universitários de instituições de ensino superior brasileiras, bem como identificar a interferência do ambiente laboral para o adoecimento do profissional em estudo. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática, para compreender o panorama nacional dos agravos à saúde de docentes universitários das instituições de ensino superior, público e privado, através de levantamento da literatura publicada a este respeito, no intervalo de tempo entre os anos de 2000 e 2016. A partir da revisão sistemática, optou-se por apresentar o trabalho de conclusão do mestrado na ótica do modelo de trabalho equivalente, constituindo este estudo o artigo 1, intitulado - A precarização do trabalho docente e a saúde dos professores universitários: uma revisão sistemática. Paralelamente, foi aplicado questionário em professores universitários de uma Universidade Federal Brasileira, visando descrever características da carreira docente, sociodemográficas, antropométricas, hábitos de vida e antecedentes patológicos, bem como pesquisar a tendência ao desenvolvimento de transtornos mentais comuns e os fatores da organização do trabalho, potencialmente envolvidos, sendo produzido assim o artigo 2, mediante os resultados desta pesquisa, intitulado - Prevalência e fatores relacionados à transtornos mentais comuns entre professores universitários de uma Universidade Federal Brasileira, 2016.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.499pt_BR
dc.orcid.putcode81764083-
dc.crossref.doibatchiddcdba2ad-6c25-4208-909e-9b3db15581db-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

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