Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21338
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise comparativa dos processos de produção de etanol anidro
Título (s) alternativo (s): Comparative analysis of anhydrous ethanol production processes
Autor: Abdala, Thais Oliveira
Primer orientador: Ribeiro, Eloízio Júlio
Primer miembro de la banca: Falleiros, Larissa Nayhara Soares Santana
Segundo miembro de la banca: Moreira, Felipe Santos
Resumen: O aumento do consumo dos derivados de petróleo, ao longo dos anos, fez surgir importantes questões relacionadas à necessidade de utilização de fontes de energia renováveis. Uma alternativa que surge de maneira satisfatória é a utilização de biocombustíveis, tanto do ponto de vista ambiental, como econômico e social. Devido à sua aceitação pelo mercado, o etanol é um biocombustível bastante promissor, produzido a partir de fontes vegetais, como o milho, beterraba e cana-de-açúcar, sendo que diferentes matérias- primas requerem diferentes processos de produção e apresentam eficiências distintas. O Brasil produz etanol predominantemente a partir da cana-de-açúcar, pois é a cultura que oferece mais vantagens energéticas e econômicas. O processo de obtenção de etanol a partir de biomassa pode ser dividido em quatro grandes fases: preparação da matéria-prima, obtenção do substrato para fermentação, fermentação e destilação. Existem dois tipos de etanol combustível, que se diferem na concentração alcoólica, sendo eles: o hidratado, que é o etanol comum vendido nos postos, consumido em motores desenvolvidos para este fim, e o anidro, que tem elevada pureza alcóolica e é misturado à gasolina. A mistura de etanol com água apresenta um azeótropo quando a sua composição é formada por cerca 93% em massa de álcool. Aqueles que apresentam uma concentração próxima, mas inferior ao ponto azeotrópico, são os álcoois hidratados, e os que apresentam uma concentração superior a esse ponto, em geral acima de 99%, são chamados de anidro. Para elevar a concentração do álcool a valores superiores ao seu ponto azeotrópico recorre-se a processos tecnológicos de desidratação. Os mais utilizados pelas usinas e destilarias no Brasil são: destilação azeotrópica por meio do uso de ciclo-hexano como agente desidratante, destilação extrativa utilizando o monoetileno-glicol (MEG) e desidratação por peneira molecular. Diante disso, este trabalho consiste em um estudo destas três formas de obtenção de etanol anidro, apresentando, por fim, uma análise comparativa dos métodos abordados.
Palabras clave: Biocombustíveis
Biofuels
Etanol anidro
Anhydrous ethanol
Azeótropo
Azeotrope
Destilação
Distillation
Peneira molecular
Molecular sieve
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ABDALA, Thais Oliveira.Análise comparativa dos processos de produção de etanol anidro. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21338
Fecha de defensa: 6-dic-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnaliseComparativaProcessos.pdf986.11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.